Deu match? Pesquisadores criam IA que mostra se há compatibilidade entre as pessoas
Ao que tudo indica, pesquisadores estão treinando uma IA para detectar se existe compatibilidade entre as pessoas em um encontro!
De fato, cientistas da Universidade de Cincinnati, localizada nos Estados Unidos, começaram a treinar um computador com o intuito de tentar descobrir se um relacionamento poderia ou não ter futuro. No entanto, essa estratégia é um tanto ambiciosa, visto que a ideia dos pesquisadores é descobrir isso logo no primeiro encontro.
Nesse sentido, o sistema, que utiliza os dados do que podemos chamar de “sincronia fisiológica”, atua diretamente na medição da respiração e dos batimentos cardíacos.
Ou seja, as respostas automáticas que qualquer sujeito possui em seu sistema nervoso quando interage com outro. Quer saber mais um pouco sobre isso? Continue lendo e confira!
Primeiro estudo a treinar uma IA com essa resposta
De fato, podemos dizer que esse é o primeiro estudo que visa a treinar uma Inteligência Artificial (IA) para tentar reconhecer os aspectos de uma conversa entre dois seres humanos por meio da fisiologia dos sujeitos.
Vale mencionar também que essa pesquisa foi divulgada em janeiro pela revista acadêmica IEEE Transactions on Affective Computing.
Além disso, é importante destacar que, nos experimentos que foram feitos com humanos, a IA conseguiu realizar a distinção de quatro cenários também diferentes. Tudo isso levando em consideração cinco indicadores fisiológicos, sendo esses: respiração torácica e nasal, eletrocardiograma, condutância e temperatura da pele.
O que as medições indicam isoladamente?
Em síntese, é possível afirmar que essas emissões com base nos indicadores fisiológicos não possuem a potencialidade de dizer se uma pessoa está ou não afim da outra no primeiro encontro de forma isolada.
No entanto, quando adicionadas, apresentam resultados instigantes para os algoritmos responsáveis por reconhecer padrões de sistemas.
IA saberá se existe ‘química’ entre as pessoas?
Em suma, de acordo com os cientistas, a IA possui, sim, a capacidade de analisar essas condições.
“Uma versão modificada do nosso sistema pode medir o nível de interesse que uma pessoa está tendo na conversa, quão compatíveis vocês são e quão engajada a outra pessoa está na conversa”, diz Vesna Novak, coautora do estudo.
A ideia agora é produzir um aplicativo que consiga usar esse mecanismo. Para os pesquisadores, além de descobrir se existe compatibilidade entre as pessoas em um encontro, “[…] existem muitas aplicações potenciais nesse espaço”, pontuou Novack.