Bruce Willis recebe novo diagnóstico médico: demência frontotemporal
Anteriormente, o ator tinha sido diagnosticado com afasia. Conheça a doença que acomete Bruce Willis.
A família do astro hollywoodiano Bruce Willis havia anunciado, em março do ano passado, que ele estava com afasia. Trata-se de uma condição que causa problemas de comunicação – mas não de inteligência – e pode ser originada de um traumatismo craniano por lesão cerebral, derrame ou infecção.
No entanto, nessa quarta-feira (16/2), um novo comunicado foi feito: a condição do ator evoluiu para algo mais grave.
Conheça a doença que acomete Bruce Willis
Essa condição médica causa declínio funcional. É um tipo de demência que afeta o lobo frontal do cérebro, de modo que é categorizada como uma doença degenerativa e pode ter causa genética ou idiopática. Os sintomas incluem alterações de comportamento, problemas de fala e linguagem, além de distúrbios do movimento.
De acordo com a Universidade John Hopkins, pessoas com essa doença podem conviver normalmente com ela, mesmo que isso as torne mais suscetíveis a outros problemas potencialmente fatais, como pneumonia, infecções e lesões por quedas.
De acordo com o AFTD (The Association for Frontotemporal Degeneration), uma associação relacionada à doença, a expectativa de vida média após o início dos sintomas é de 7 a 13 anos. Sobre o caso, a família declarou:
“Hoje, não há cura para essa doença, e esperamos mudar essa realidade nos próximos anos. À medida que a condição de Bruce progride, esperamos que toda a atenção da mídia se concentre em revelar a doença, que exigirá mais reconhecimento e estudo.”
Infelizmente, demência frontotemporal é comum em pessoas acima de 60 anos, e a família de Bruce a descreveu o caso como “cruel”, o que demonstra que ele deve estar enfrentando grandes dificuldades.
No pronunciamento, eles também agradeceram a compaixão e a compreensão dos fãs, os quais estimam melhoras para o ator e desejam que ele tenha uma vida tão boa quanto for possível.
Willis é um grande astro dos cinemas, e seus filmes são considerados históricos. Por isso, os fãs têm grande respeito por sua carreira, além, certamente, de carinho e admiração!