Lojas disputam o lugar da Americanas entre o público
Mais espaço no e-commerce é o foco dessas empresas.
Após o pedido de falência das Lojas Americanas em janeiro deste ano, diversas lojas do mesmo segmento passaram a disputar pela parte do mercado que a empresa ocupava.
Agora, grandes nomes como a Magazine Luiza, o Grupo Via e o Mercado Livre elaboram estratégias para conseguir novos consumidores, seja por meio de promoções, seja por meio de produtos etc. De acordo com especialistas, a expectativa é de que surjam mais vantagens para os brasileiros.
Pedido de falência
Após quase oitenta anos de atuação no mercado brasileiro, a Lojas Americanas foi responsável por umas das maiores crises na história do setor varejista. Isso porque, em 19 de janeiro deste ano, a empresa, que também é dona do serviço AME, entrou com um pedido de recuperação judicial após declarar uma dívida de R$ 43 bilhões com seus 16,3 mil credores.
Ainda assim, continua operando em suas milhares de lojas físicas espalhadas por todo o País, além de seu website e do aplicativo. Isso é possível especialmente por conta de parceiros que compõem seu marketplace, oferecendo um nível aceitável de estoque. Ainda assim, espera-se um plano de recuperação por seus credores.
Por esse motivo, acabou deixando um vão na porção que ocupava entre as rivais de varejo, o que fez com que suas concorrentes enxergassem uma ótima oportunidade.
Assim, as concorrentes vêm lançando planos para conquistar os consumidores, como campanhas de publicidade, especialmente no e-commerce. Inclusive, até mesmo a Amazon e a Shopee passaram a competir por sua parte.
Gigante entre as varejistas
Apesar do esforço de diversas empresas, a Magazine Luiza se destaca de maneira considerável dentre elas. Como ela conta com um estoque muito grande de mercadorias, os clientes que eram das Americanas passaram a procurá-la para suprir suas necessidades.
O crescimento da “Magalu” pode ser visto em diversos outros segmentos além do varejo, como no mercado de games, conteúdo digital e tecnologia em geral. Recentemente, por exemplo, a compra da empresa Jovem Nerd foi foco de discussões e atraiu bastante atenção nas redes sociais.