Proibido! Veja onde você JAMAIS deve colocar o roteador em casa
Assim como qualquer outro aparelho capaz de emitir sinais, é importante saber em qual lugar da casa você pode ou não deixar o seu roteador.
Esta matéria é muito útil para quem geralmente tem problemas com a internet, aquelas que têm problemas de conexão e ficam diversas vezes tentando encontrar o problema em sua rede ou roteador. Diante disso, é importante frisar que o problema pode ser solucionado de um jeito mais simples do que parece.
Como todos sabem, o roteador é o aparelho capaz de conectar a internet gerida por um cabo aos celulares e aparelhos que estejam a ele configurados via Wi-Fi. Mas o que poucos sabem é como esse procedimento funciona.
Isso porque, antigamente, era possível acessar a internet apenas via computador, por meio de cabos de rede. No entanto, mais recentemente, para que haja conexão, basta que exista uma placa capaz de captar o sinal Wi-Fi.
Mas, afinal, como a internet chega aos celulares? O trabalho do roteador antigamente era o de captar o sinal de internet recebido por meio de um modem. Assim, esse sinal chegava aos demais aparelhos da forma mais rápida possível.
Já os aparelhos mais modernos ou sem fio possuem a capacidade de transformar os sinais de internet em ondas de rádio, as quais são captadas por celulares e “transformadas” em internet. Esse processo é o que gera uma diferença de velocidade entre a internet a cabo e via Wi-Fi.
Como esse processo pode apresentar problemas?
Por essas serem ondas de rádio dispersas no ar e direcionadas aos celulares, outros aparelhos ou demais obstáculos podem dificultar o acesso à internet. Portanto, quando se nota que há uma conexão ruim em sua casa, a primeira coisa que deve ser feita é constatar onde o aparelho roteador está.
O pior dos lugares para se manter o roteador é na cozinha, pois por funcionar em conjunto com ondas de rádio, outros tipos de ondas podem dificultar a viagem de sua internet pela casa, como aquelas emitidas pelo eletrodoméstico micro-ondas, por exemplo.
Como o próprio nome do aparelho já deixa bem claro, ele utiliza-se de micro-ondas para esquentar a comida. Portanto, quando está em uso, o eletrodoméstico pode bloquear completamente o sinal de Wi-Fi se estiver perto demais do roteador.
Além do micro-ondas, outros aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos podem oferecer resistência ou bloqueio para o sinal emitido. Afinal, tratam-se de aparelhos capazes de gerar campos elétricos potencialmente prejudiciais a diversos tipos de sinais além do Wi-Fi.
Outros obstáculos, como aquários ou espelhos, também podem oferecer interferência no sinal. Por sua vez, a capacidade de destruição das ondas por esses objetos prejudica a viagem das ondas de rádio.
Sendo assim, portanto, o mais adequado é manter o roteador de preferência em um local alto e com bastante espaço à sua volta, sem empecilhos por perto como os citados anteriormente.