Just Dance e Wii Fit são games que podem fazer muito bem à sua saúde; saiba o motivo
Não são todos os videogames que possuem estes benefícios para a saúde. Entenda melhor!
Você sabia que os videogames também podem fazer muito bem para a saúde? Exatamente isto que você leu! Estamos tão acostumados a pensar que os jogos não trazem nenhum tipo de benefício para a vida dos gamers, porém, estamos bem enganados. Na realidade, não é qualquer tipo de videogame que tem esse benefício, mas não deixa de ser um jogo, não é mesmo?
Os videogames que necessitam de algum tipo de atividade física podem ser muito benéficos para o seu corpo e mente. Além disto, eles possuem uma grande ligação com as formas de fisioterapia que conhecemos atualmente.
Esta informação foi dada por pesquisadores sobre o assunto. Está interessado em saber mais? Confira a seguir.
Veja como os videogames ‘fitness’ podem ser bons para a saúde
De acordo com pesquisadores, alguns tipos de jogos fitness podem trazer muitos benefícios para seus jogadores. Benefícios estes que são voltados para o lado fisioterapêutico, onde estes jogos ajudam a “produzir melhorias no equilíbrio postural e melhor manutenção da postura”.
Os jogos analisados para esta pesquisa foram o famoso “Just Dance” e o “Wii Fit”. Além disto, foram realizados alguns experimentos, com pessoas de diferentes idades, porém, em sua maior parte, idosos. De acordo com os estudos, estes jogos “forneceram um efeito positivo significativo no desempenho do equilíbrio”.
Ademais, estes jogos são mais benéficos ainda para crianças e idosos:
“O equilíbrio se mostrou uma questão importantíssima, porque afeta populações que podem ser muito beneficiadas. Os grupos que mais têm a ganhar com esse tipo de intervenção são as crianças, que estão com equilíbrio ainda em desenvolvimento, e os idosos, que estão com equilíbrio já em declínio”, disse Caio Victor, um dos pesquisadores.
Segundo a pesquisa, os movimentos que estes jogos exigem fazem com que a musculatura do corpo vá se fortalecendo, o que é bom para o equilíbrio do corpo, além da postura. Além disso, pode ser observado que esta opção funciona tão bem quanto alguns tratamentos considerados tradicionais na fisioterapia e medicina.
“Tem que ser uma coisa que o propósito é não necessariamente fazer um exercício. Mas algo como ‘liguei o videogame, estou aqui para me divertir’, e a melhora dessas questões físicas é um efeito colateral benéfico”, afirmou o pesquisador. Eles ainda acreditam que, em um futuro não tão distante, os videogames começarão a fazer parte de alguns tratamentos alternativos.