Aquisição da Activision pela Microsoft preocupa o mercado de jogos no Reino Unido
Processo de compra vem sendo analisado pelo órgão responsável pela concorrência no país a fim de evitar futuros problemas.
Recentemente, no Reino Unido, a aquisição de empresas tem gerado um incomodo no mercado de jogos. O órgão regulador de concorrência (CMA) compartilhou um comunicado sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft e Xbox.
De acordo com o órgão, essa compra pode gerar alguns pontos negativos para os jogadores.
Aquisições de grandes empresas pode dificultar a regulação dos preços de jogos
O CMA busca manter uma concorrência adequada entre as empresas do país. No anúncio realizado, eles pontuam alguns aspectos negativos dessa aquisição, como preços mais altos, bem como menos opções e inovação.
Nesse sentido, uma das principais preocupações do órgão é com a porcentagem que a Microsoft já possui em relação aos jogos em nuvem. Atualmente, a empresa é responsável por 70% desse mercado!
A CMA afirma que a soma de outros grandes jogos, como “Call of Duty”, na oferta exclusiva da empresa, causaria modificações no futuro dos jogadores.
Além do mais, os usuários que não realizarem a compra do hardware perderiam o acesso aos games. Acerca disso, a Microsoft compartilhou o seu posicionamento sobre o compromisso em manter a acessibilidade dos jogos do Xbox ao buscar o aumento do público consumidor dos jogos mobile e em nuvem.
Quanto à exclusividade de “Call of Duty”, a empresa nega a questão. Eles afirmam que ofereceram à Sony um contrato previsto para os últimos 10 anos, mantendo o jogo para os consoles PlayStation.
Quando adquiriu o Xbox, a empresa produziu novos jogos exclusivos, além de soltar uma nota à impressa afirmando que o acesso restrito que outras plataformas possuem sobre os jogos da Activision pode reduzir a competição entre o Xbox e a PlayStation no Reino Unido.
Por sua vez, então, a CMA enviou às empresas o conjunto de possíveis complicações geradas pela aquisição, bem como as formas de como resolvê-las.
Em suma, o processo de investigação do órgão sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft teve início em julho e os resultados estão previstos para o dia 26 de abril.