Deloitte revela próximas tendências tecnológicas para as empresas; confira!
Empresa faz análise das 'Tech Trends 2023' e revela que IA, Multiclound e Metaverso podem ser a evolução das empresas brasileiras.
Na última década, e principalmente a partir da virada do milênio, a tecnologia tem evoluído de forma rápida e extensa. Isso significa não apenas que estão aparecendo novas tecnologias, mas que elas estão em todos os campos da vida humana, e um exemplo disso são as Inteligências Artificiais (IA).
Mas o que todo esse avanço significa para o mundo? Primeiro é necessário ter um conhecimento histórico, pois, de acordo com os cientistas, em fases posteriores a guerras, a humanidade se aprofundou em tecnologias e desenvolveu a capacidade de dominar tudo a sua volta e de produzir relações sociais.
Quando se fala em tecnologia, imediatamente associa-se a palavra a computadores, celulares e internet. Contudo, a palavra serve para descrever um conjunto de técnicas empregadas para determinada circunstância. Um moinho de arroz, por exemplo, é uma tecnologia.
Compreendendo esses conceitos, entende-se que, após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, todos os países do mundo aprofundaram-se no desenvolvimento tecnológico, seja para capacitar seu poder militar, seja para desenvolver sua economia.
Tecnologia na atualidade
Com outro grande desastre mundial que foi a pandemia da covid-19, percebeu-se o avanço de novas tecnologias da informação, como smartphones, internet, IA, serviço de “nuvem”, dentre outros.
Isso aconteceu quando empresas, governos e usuários perceberam que os serviços antes físicos poderiam ser realizados a distância. Um exemplo é o trabalho remoto, que reduziu o gasto de muitas empresas em vários pontos.
Após todo esse período de isolamento e desenvolvimento de tecnologias, a empresa Deloitte divulgou um relatório que aponta as principais tendências tecnológicas no campo empresarial, sendo essas, principalmente, a IA, o metaverso e o multicloud.
Tecnologia informacional nas empresas brasileiras
Para as empresas, as IA apresentam-se como uma tendência internacional voltada principalmente para o auxílio do funcionário e aos “bots” de atendimento. Obviamente, essas tendências dependem de que tipo de serviço sua empresa presta, ou por qual serviço está procurando.
Contudo, apresenta-se, segundo a Deloitte, como uma tendência de incorporação para as empresas brasileiras, que já ocupam a 39ª posição mundial no uso da tecnologia.
Quanto ao armazenamento em “nuvem”, os serviços de clouding, a Deloitte descreve que ele oferece para empresas a possibilidade de automatização de processos, tornando-os menos complexos para a utilização de seus funcionários. Além disso, oferecem uma variedade de ferramentas e técnicas de uso.
Além do Brasil, a tendência se espalha por outros países e expande-se com os serviços de multicloud. Nesse sistema, utilizam-se duas ou mais “nuvens” para aumentar a eficiência de operações.
Outro serviço que tem chamado atenção do mundo, principalmente pela empresa Meta, de Mark Zuckerberg, foi o metaverso. Por sua vez, trata-se, basicamente, de um universo digital no qual as pessoas poderão acessar diversos serviços diferentes sem se desconectar.
Ao contrário das telas retangulares para as quais olhamos, trata-se de um serviço com base na realidade aumentada, com óculos, fones e luvas especiais para o acesso.
Apesar de já existir, ainda não se propagou muito. Mas, segundo o relatório da Deloitte, pode ser uma opção das empresas brasileiras para o desenvolvimento de seus negócios, seja para reuniões internacionais, seja disponibilização de lojas virtuais ou para o próprio desenvolvimento de novas tecnologias dentro no universo virtual.
Essas e outras tendências foram apresentadas pela empresa por meio do estudo Tech Trends 2023. Nele, há o levantamento por meio de análise e estatísticas mundiais sobre as tendências para o mercado tecnológico das empresas.