Em resposta ao ChatGPT, Google implementará IA em seu mecanismo de buscas
Google inova sua ferramenta de pesquisas por meio da inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA) é, com certeza, o assunto do momento. Muitos demonstram grande satisfação diante das facilidades que a IA traz para os seres humanos.
Diante desse cenário, faz-se interessante destacar que essa tecnologia tem sido utilizada não apenas para escrever textos ou realizar pesquisas para as pessoas. Na realidade, uma das primeiras aplicações da inteligência artificial é encontrada hoje em dia nas câmeras dos celulares.
Essas câmeras usam algoritmos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das imagens capturadas, ajustando tonalidades, corrigindo a iluminação e realizando outras correções necessárias para produzir fotos de alta qualidade.
Entretanto, além disso, a lista de aplicações da inteligência artificial é vasta e inclui tarefas como reconhecimento de voz, tradução automática, análise de dados e muito mais!
A preocupação da Google diante da IA
Aqueles que vivem no mundo da internet provavelmente já conhecem ou ouviram falar da últimas novidades em relação à inteligência artificial do ChatGPT.
Desde os primeiros dias de funcionamento desse mecanismo, a empresa Google se preocupa pelo fato de que essa ferramenta poderia ser comprada pela Microsoft e, posteriormente, ser integrada à ferramenta de buscas Bing.
Mas, conforme se sabe, é evidente que o Bing nunca chegou aos pés do navegador Google. Porém, se hipoteticamente o ChatGPT fosse integrado ao Bing, este se tornaria muito mais útil em comparação ao Google. A seguir, vamos explicar essa ideia.
A postura de comandante
Com toda a preocupação em torno do uso da inteligência artificial, a Google anunciou recentemente novos planos para integrar uma inteligência artificial própria ao seu sistema de buscas.
Com isso, Bard é o nome escolhido para IA que irá ser integrada nas buscas da Google. Este anúncio foi feito pelo vice-presidente sênior da companhia, Prabhakar Raghavan, que revelou os movimentos da empresa para melhorar cada vez mais a experiência da ferramenta de pesquisa para os usuários.
O modus operandi da IA Bard
Representando a empresa, Sundar Pichai abriu o jogo e declarou que a forma de funcionamento do Bard será pouco diferente do usual.
Na verdade, a IA funcionará como um servente às pesquisas tradicionais da Google, o que isso significa que, a cada termo pesquisado, a inteligência integrada servirá para dar respostas mais certeiras, que facilitarão a compreensão do usuário no momento da pesquisa.
Com a nova IA, outras facilidades serão integradas ao, ainda não tão famoso, Google Lens, o qual identifica objetos e textos em imagens. Com a implementação do Bard, o Lens terá entendimento cada vez mais aprimorado para identificar e dar respostas incrivelmente mais precisas para o usuário.