Vida equilibrada: 8 princípios estoicos que vão mudar sua forma de viver

Criada por Zenão de Cítio, a filosofia estoica estabelece 8 princípios que podem trazer harmonia para a sua vida em momentos difíceis.

Nosso mundo é repleto de dificuldades que aparecem diariamente na vida de todos, isso é um fato. Apesar dessas circunstâncias, alguns conhecimentos podem te ajudar a lidar com os momentos difíceis ou problemas momentâneos, sejam crenças religiosas ou até mesmo sabedorias de antigas civilizações, como é o caso do estoicismo.

Originado por Zenão de Cítio, um homem que viveu em Atenas por volta de 300 anos antes de Cristo, na Grécia antiga, o estoicismo é uma filosofia que consiste na harmonia do ser humano consigo mesmo, de forma que se harmonize com seu eu interior e com a natureza que o cerca.

Mas, afinal, como isso funciona na prática? Bom, para Zenão, o Universo todo está em harmonia, uma vez que ele é um só. Portanto, os seres humanos também são um só junto a ele. Logo, para ter paz e tranquilidade, basta equilibrar a nossa vida com a harmonia daquilo que nos cerca.

Afinal, como aplicar o estoicismo na vida prática?

O estoicismo é um conhecimento muito amplo e poderia ocupar páginas e mais páginas de sites – algo que, inclusive, já foi feito por alguns escritores e estudiosos do assunto, como Sêneca, que possui diversos livros que abordam a filosofia do estoicismo.

Aqui, para facilitar, vamos destacar 8 princípios estoicos que vão te ajudar a trazer essa filosofia para a sua vida prática e melhorar sua harmonia em relação ao Universo. Acompanhe:

  1. Viva de acordo com a natureza – este é o objetivo estoico da vida;
  2. Viva de acordo com as 4 virtudes: coragem, justiça, autocontrole e sabedoria;
  3. Concentre-se no que pode controlar e aceite o que não pode;
  4. Separe as coisas em boas, ruins e indiferentes;
  5. Tome a iniciativa;
  6. Pratique o infortúnio – “O que poderia dar errado?”;
  7. Tenha o conceito de “amor fati“como princípio de vida, ou seja, ame tudo o que lhe acontece;
  8. Percepção é chave.

Conforme você pode ver, todos os princípios estoicos são autoexplicativos e têm como base o primeiro de todos: vida de acordo com a natureza. Os outros princípios, então, vão te auxiliar em suas tentativas diárias de se tornar uma só unidade com o Universo.

Cada um dos demais princípios também representa um ensinamento específico, mas podemos resumi-los em: viva sua vida e aproveite cada momento dela, não se apegue a dificuldades ou problemas momentâneos.

Por fim, saiba apreciar o que você tem agora sem se preocupar com o depois. Ao mesmo tempo, não pare no caminho achando que o que você tem hoje é o máximo que pode obter.

Busque, inove, conheça e desfrute! Quando você for capaz de perceber o valor de tudo que possui (incluindo sua vida), conseguirá se harmonizar com o cosmos e se equilibrar.

você pode gostar também