8 alimentos que você pode consumir mesmo após a data de validade

Nutricionistas revelam quais alimentos podem ser consumidos mesmo depois de passarem do prazo de validade. Ainda assim, é importante tomar alguns cuidados.

Os rótulos dos alimentos trazem o prazo de validade como uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (AnvisaA) para garantir a qualidade e a segurança do produto para o consumo.

Muito embora alguns alimentos tenham datas de validade que devem ser respeitadas, existem outros que são uma exceção a essa regra.

Ocorre que algumas comidas e insumos podem permanecer seguros e próprios para ingestão mesmo após vencer a data-limite indicada em seu rótulo, desde que sejam armazenados de forma adequada.

De acordo com os nutricionistas Letícia de Paula e Carlos Cristóvão, alguns alimentos podem ser mantidos por tempo indeterminado mesmo ‘vencidos’. Vejamos quais são eles.

8 alimentos que desafiam o prazo de validade

Imagem: iStock/Reprodução

1. Café solúvel

O café, por ser sensível ao oxigênio, à luz e a altas temperaturas, pode ser mantido em seu próprio pacote, dentro de uma lata hermeticamente fechada, na geladeira.

O café solúvel, mesmo após aberto, pode ser armazenado no freezer por tempo indefinido.

2. Arroz

Vários tipos de arroz, como o branco, jasmine, selvagem, arbório e basmati, podem ser consumidos por tempo indeterminado, mantendo seu valor nutricional.

No entanto, o arroz integral, devido ao seu maior teor de gordura, pode tornar-se rançoso. É fundamental armazená-lo em recipientes bem fechados para evitar a infestação por insetos.

3. Sal

O sal, por ser um mineral, não estraga. O sal iodado dura aproximadamente um ano, enquanto o sal kosher ou marinho pode ser conservado por anos, desde que mantido em locais secos e sem umidade.

4. Mel

Devido ao seu alto teor de açúcar e baixa umidade, o mel dificulta o crescimento de bactérias ou leveduras. Pode ser armazenado por tempo indefinido, mesmo que cristalize.

A técnica para desfazer os cristais consiste em aquecer o vidro em banho-maria.

5. Feijão

O feijão cru também pode ser conservado indefinidamente, mantendo seu valor nutricional, embora grãos mais velhos possam exigir um tempo maior de cozimento. Deve ser armazenado em local seco e livre de umidade.

6. Açúcar

Sem prazo de validade, o açúcar não propicia o crescimento de bactérias. Deve ser mantido em recipiente fechado e longe da umidade para evitar o endurecimento.

7. Bebidas destiladas

Apesar de poderem sofrer alterações de sabor, bebidas destiladas, como vodka, uísque, rum e conhaque, não perdem seu teor alcoólico. Devem ser guardadas em locais frescos e escuros, em garrafas bem vedadas.

8. Amido de milho

Armazenado em recipiente fechado, seco e em temperatura amena, o amido de milho pode ser conservado por tempo indeterminado.

Esses alimentos, quando armazenados corretamente, podem permanecer seguros para consumo mesmo após a data indicada no rótulo.

Embora especialistas atestem que é seguro consumir alimentos nessas condições, ainda assim é importante observar as condições de armazenamento e do estado do produto (aparência, odor etc.) para garantir sua segurança alimentar.

você pode gostar também