Estes são a elite: Os 7 filmes de guerra mais REALISTAS da história e aos quais vale a pena assistir
Desta lista, você já assistiu a algum?
Assistir a um filme é sempre uma ótima ideia, independentemente do que você curte, dos gêneros que prefere etc. Mas os longas de guerra militar podem ser extremamente poderosos, emocionais e impactantes. Eles podem nos levar a lugares e situações que nunca experimentaríamos em nossas vidas cotidianas.
Mas com tanta variedade de filmes de guerra por aí, pode ser difícil encontrar aqueles que retratem com precisão a realidade da guerra. Por isso, destacaremos os sete filmes mais realistas de guerra militar já feitos.
Prepare a sua lista, adicione alguns nomes e se jogue na maratona.
1. ‘O Franco-Atirador’
Com direção de Michael Cimino, “O Franco-Atirador” se passa na Guerra do Vietnã. A trama segue um grupo de soldados americanos em uma missão para assassinar um líder vietnamita.
Entretanto, o filme também é conhecido por sua representação realista da vida dos soldados no campo de batalha e seus efeitos psicológicos duradouros.
2. ‘Dunkirk’
Do cineasta Christopher Nolan, “Dunkirk” foca na evacuação dos soldados aliados da cidade francesa de mesmo nome do longa durante a Segunda Guerra Mundial.
O filme traz uma representação realista da tensão e do perigo enfrentados pelos soldados durante a evacuação. Além disso, traz Harry Styles no elenco.
3. ‘O Resgate do Soldado Ryan’
Um dos mais conhecidos desta lista, “O Resgate do Soldado Ryan” é completamente emocionante e envolvente, e segue um grupo de soldados americanos na Normandia durante a Segunda Guerra Mundial.
Além disso, o filme chama muito a atenção por suas cenas intensas de combate e sua representação realista do caos e da brutalidade da guerra.
4. ‘A Ponte do Rio Kwai’
Com a direção por conta de David Lean, “A Ponte do Rio Kwai” aborda a Segunda Guerra Mundial, seguindo um grupo de soldados britânicos que é mantido em cativeiro pelos japoneses e forçados a construir uma ponte para eles.
Contudo, filme foca completamente em sua representação realista do tratamento cruel e desumano dos prisioneiros de guerra pelos japoneses, o que emociona muito em diversas partes.
5. ‘Apocalypse Now’
De Francis Ford Coppola, “Apocalypse Now” é um filme sobre a Guerra do Vietnã e diz respeito a um capitão do exército americano que está em missão para assassinar um coronel renegado.
Coppola consegue trazer uma representação surreal e metafórica da guerra, bem como cenas poderosas de combate e violência. Além de ser um grande nome do cinema, chamando muito a atenção.
6. ‘Platoon’
Mais um filme com foco na Guerra do Vietnã, “Platoon” apresenta um jovem soldado americano que luta para sobreviver em uma unidade dividida por conflitos internos.
O longa, com direção de Oliver Stone, foca até demais na violência bem realista e no caos da guerra, assim como em suas cenas poderosas de camaradagem e sacrifício.
7. ‘Nada de Novo no Front’
Edward Berger está à frente da versão de “Nada de Novo no Front” lançada em 2022. Por sua vez, a trama conta a história de um grupo de estudantes alemães que é persuadido a se alistar ao exército alemão pouco antes da Primeira Guerra Mundial estourar.
Além disso, essa intensa e muito realista refilmagem se concentra em um soldado específico, Paul Bäumer, cuja ideia da guerra e a realidade são duas coisas diferentes.