Privacidade: 7 dicas para saber se alguém mexeu no seu celular

Nem mesmo os mais cuidadosos vão escapar sem deixar rastros.

Diversas vezes nos distraímos e deixamos nossos celulares em algum lugar pela casa ou no trabalho. Porém, sabemos que eles são itens repletos de informações pessoais e que, na maioria das vezes, não queremos compartilhar.

Mesmo assim, muitas pessoas tentam “dar uma olhada” nos aparelhos alheios, tentando achar alguma coisa comprometedora.

Isso ocorre principalmente em relacionamentos amorosos, que, cá entre nós, não parecem ser os mais saudáveis. Porém, em geral, não conseguimos saber se alguém mexeu ou não em nossos dispositivos, apenas quando as informações vêm à tona em alguma discussão. Mas saiba que sim, é possível saber isso.

7 maneiras de descobrir se alguém mexeu no seu celular

7 dicas para saber se alguém mexeu no seu celular sem permissão
Foto: Tero Vesalainen/Shutterstock

Com base nas experiências descritas por homens no Reddit, separamos uma lista cheia de dicas de como saber se alguém mexeu no seu celular escondido. Confira:

1. Aplicativos de segurança

Há diversas aplicações de privacidade e segurança gratuitas que podem ser instaladas nas lojas de app do seu celular. Muitas delas, como o “Intruder Detect”, são capazes de ter acesso à câmera e tirar foto sempre que alguém erra a senha do telefone. Alguns celulares já possuem essa função embutida, mas outros precisam de aplicativos externos.

Sendo assim, é possível ver se alguém tentou acessá-lo com provas concretas do rosto da pessoa. Mas também podem haver várias imagens suas geradas pelos erros.

2. Widgets e aplicativos

Muitas vezes, acabamos movimentando algum widget ou ícone de aplicação sem querer enquanto rolamos a tela do celular. E se você pode fazer isso, talvez o invasor também possa ter feito. Desse modo, verifique se todos os ícones estão no lugar correto.

3. Atente-se às palavras

Se sua namorada(o) está confrontando-o(a) por algo que ela(e) nem teria acesso, pode indicar que essa pessoa invadiu sua privacidade. Preste atenção nos argumentos usados e nos assuntos que seu par puxa. Às vezes, isso está relacionado a algo que só você sabe por estar dentro de suas conversas ou aplicativos do seu celular.

4. Aplicativos abertos

Outra maneira de saber se alguém mexeu no seu telefone é abri-lo e ver se algum app que você não utilizou está aberto ou está no histórico de uso do telefone. Sabe aquele quadradinho ou as linhas paralelas contidas na barra de ferramentas na parte inferior da tela? Então, é lá que você pode observar isso.

5. Raiva repentina

Muitos usuários do Reddit relataram que seus companheiros ficaram com uma raiva repentina após eles saírem e deixarem o celular próximo a essas pessoas. Isso pode indicar que a pessoa viu alguma coisa que não gostou no seu aparelho.

6. Histórico de atividades

O Google disponibiliza um histórico com todas as atividades recentes vinculadas à sua conta de e-mail. Então, se você é um usuário Android que utiliza a conta do Google nos outros aplicativos, você pode entrar em “Gerenciador de conta”, depois em “Dados e privacidade” e, finalmente, em “Minha atividade”.

Mas todo celular também possui um “gerenciador de tarefas” nas configurações que pode mostrar praticamente o mesmo.

7. Veja as impressões digitais

Por fim, se nenhuma dessas dicas for o suficiente para provar se mexeram em seu telefone, mas você continua desconfiado, então tente verificar as impressões digitais de acesso. Se não há provas, talvez quem tenha mexido tenha acesso irrestrito.

Entrando nas configurações de segurança, você verá as pessoas com a biometria cadastrada. Se achar o melhor a se fazer, exclua todas e deixe somente a sua.

você pode gostar também