6 filmes que retratam com muita realidade as guerras inspiradas

O cinema não serve apenas para criar histórias encantadas e universos novos

Desde que o cinema foi difundido, sempre foi um grande meio de representar a realidade em forma de arte, para levar ao telespectador um pouco da sensação de acontecimentos reais que a maioria não presenciou e nem irá presenciar. E os filmes de guerra existem desde os primórdios do cinema, mostrando a realidade dura dos soldados durante as infelizes guerras que aconteceram na história.

Leia mais: GUERRAS SECRETAS pode ser o próximo crossover na Marvel nos cinemas

Alguns filmes conseguem retratar muito bem a guerra, se destacando por mostrar as situações e sentimentos difíceis que os soldados passaram naqueles períodos. Então, aqui vai uma lista de filmes que retratam muito bem  esses momentos.

O Resgate do Soldado Ryan

Considerado, por muitos, o melhor filme de guerra da história, O Resgate do Soldado Ryan retrata muito bem a invasão conhecida como ‘Dia D’, que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. O filme transmite, com muita precisão, o desembarque dos soldados na praia de Omaha, em 6 de julho de 1944. Segundo os especialistas, os 25 primeiros minutos do filme são muito fiéis e mostra, de um jeito duro, os horrores vividos pelos soldados naquela batalha.

O filme é dirigido por Steven Spielberg e conta a história da busca incessante de sete homens por um paraquedista, cuja mãe perdeu todos seus outros filhos na guerra e ele é o único vivo. O longa venceu 5 Oscars e está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max.

O Grande Herói

O filme é inspirado na história real do soldado Marcus Luttrell, que foi o único sobrevivente da operação Asas Vermelhas no Afeganistão. Luttrell foi enviado com mais três SEALs da Marinha para a região de Kunar, em uma operação contra a Al-Qaeda, onde o grupo se deparou com uma emboscada que ceifou a vida de três soldados.

O Grande Herói foi dirigido por Peter Berg e ganhou muitos elogios dos especialistas, não só por suas cenas de ação, mas por momentos onde os soldados enfrentam dilemas morais, além de tudo isso ser retratado com muita realidade. O filme está disponível na HBO Max.

Quando éramos soldados

Dirigido por Randall Wallace e muito elogiado por mostrar o lado humano dos dois lados do conflito. O filme conta a história de soldados no primeiro grande confronto entre forças americanas e vietnamitas. O diretor é muito famoso por suas obras de guerra, como Coração Valente e Pearl Harbor.

Falcão Negro em Perigo

O filme retrata uma missão em Mogadíscio, na Somália, onde membros da Força Delta deveriam capturar dois tenentes de um senhor de guerra somali. Ridley Scott consegue retratar muito bem o conflito, com um olhar autêntico sobre a obra. Mas foi um pouco criticado por minimizar as motivações do inimigo. O filme está disponível no Amazon Prime Video.

Nascido para Matar

Dirigido por Stanley Kubrick, o filme retrata a uma das guerras mais devastadoras, a Guerra do Vietnã. O longa conta a história de um grupo de jovens chegando a Ilha Parris, onde ficava o centro militar dos EUA. Comandados por um duro sargento, eles viveram horrores no campo de batalha.

Segundo os próprios soldados, o filme retrata muito bem o recrutamento, mostrando os horrores aos quais são submetidos. Nascido para Matar é considerado um dos melhores filmes de guerra já feito. Está disponível no Globoplay.

Máquina Zero

O filme mostra a espera de um soldado da marinha, que foi mandado para a Arábia Saudita no começo da Guerra do Golfo. Lá, ele precisa esperar que seu inimigo apareça.

Na maior parte das vezes, os filmes retratam a ação do conflito nas guerras, Maquina Zero inovou trazendo uma realidade diferente e agonizante da guerra: Esperar pelo ataque.

O filme foi dirigido por Sam Mendes e está disponível na Netflix.

você pode gostar também