Sabia dessa? 5 truques inusitados dos restaurantes para estimular compras extras

Você já conhecia algum desses detalhes?

O mercado de restaurantes está em constante evolução e sempre trazendo novas mudanças aos menus para atender às preferências de seu público. Mas, claro, eles também querem garantir lucro suficiente para que possam ganhar ainda mais dinheiro.

Alguns truques presentes nos menus permitem que os restaurantes influenciem de forma sutil os clientes a desfrutarem de uma experiência gastronômica mais completa, resultando no aumento de seus gastos. E você sabia que isso é completamente proposital?

5 truques que farão você mudar de ideia na hora de gastar nos restaurantes

5 coisas que os restaurantes fazem para você gastar mais
Foto: Melhores Destinos/Reprodução

1. Impacto de cores

Cores quentes, como vermelho e amarelo, têm o poder de despertar a sensação de fome, enquanto tons mais frios, como o azul, tornam as refeições mais refrescantes. Ao utilizar cuidadosamente essas cores em seus menus, os restaurantes conseguem sutilmente influenciar as escolhas dos clientes.

2. Descrevendo pratos

Ao dar descrições vívidas dos pratos, é possível criar uma imagem envolvente na mente dos clientes, tornando os itens do menu mais atraentes e aumentando a probabilidade de serem solicitados. Ou seja: quando você textos e fotos detalhando seu prato, não é apenas para ter uma ideia do que vai comer, mas também para estimular seu cérebro.

3. Valores acessíveis

Restaurantes lançam cardápios com refeições de diferentes faixas de preço. A expectativa é que isso incentive os clientes a escolherem a faixa de preço mais alta do cardápio, que oferece mais opções.

Essa estratégia, em última análise, resulta no aumento da lucratividade. Até porque o cliente pode deixar de pegar um hambúrguer, que custa mais barato, para pegar um prato de comida com preço regular.

4. Itens como referência

Os restaurantes colocam alguns dos seus itens mais caros ao lado de opções ainda mais caras. Assim, quando os clientes os veem posicionados lado a lado, é mais provável que percebam o item menos caro como uma vantagem. Sendo assim, eles acabam optando por ele.

5. Nada de revelar tamanhos

Restaurantes oferecem saladas ou sanduíches inteiros ou pela metade sem revelar o tamanho das porções. Mesmo sem uma explicação clara, os consumidores assumem que as porções pela metade estão com preços elevados e que o tamanho inteiro é mais vantajoso em termos de custo-benefício. Então, as pessoas costumam optar pelo que parece mais econômico.

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