Conheça os 5 melhores filmes de todos os tempos, de acordo com a crítica
Não perca tempo com filmes ruins e confira a lista de 'Melhores Filmes de Todos os Tempos' desde 1952 divulgada pela revista Sight and Sound.
Sabemos que existem filmes bons e ruins, por isso não gostamos de perder nosso tempo assistindo a algo que não vale a pena e sempre buscamos opiniões diversas para escolhermos a melhor opção.
Foi pensando exatamente nessa possibilidade que Sight and Sound, uma revista influente em publicações de cinema, fez uma lista dos “Melhores Filmes de Todos os Tempos” desde 1952. Conheça os primeiros colocados!
1. ‘Jeanne Dielman’ (França, 1975)
Considerado pelos críticos como “épico do cinema experimental”, “Jeanne Dielman”, dirigido por Chantal Akerman, o filme apresenta o ponto de vista feminino e feminista sobre acontecimentos da vida cotidiana.
A trama mostra três dias da vida da personagem Jeanne, uma mulher jovem, viúva, que convive com seu filho adolescente.
No decorrer do filme, a jovem passa a se prostituir ocasionalmente, criando situações complicadas para a personagem em relação aos homens com quem se relaciona durante o longa-metragem. Muitas cenas acabam trazendo reflexões importantes para a sociedade.
2. ‘Um Corpo que Cai’ (EUA, 1958)
Alfred Hitchcock é considerado por muitos “um gênio do cinema”, e “Um Corpo que Cai” é uma de suas obras mais importantes. O filme mostra o detetive Scottie Ferguson, contratado para espionar a esposa de um conhecido antigo Madeleine Elster.
Ele acaba aceitando a tarefa, mas a missão mais difícil é encarar o seu medo de altura, pois a mulher de seu conhecido tem uma atração por lugares altos.
3. ‘Cidadão Kane’ (EUA, 1941)
O filme mostra a história do fictício magnata da notícia Charles Foster Kane. O longa, dirigido por Orson Welles, mostra os jornalistas tentando entender qual foi a última palavra dita pelo empresário morto.
4. ‘Era uma Vez em Tóquio’ (Japão, 1953)
A trama relata a história de idosos que precisam deixar sua filha no campo para viajar a Tóquio com o objetivo de visitar os outros filhos. Porém, a relação não é agradável, pois os filhos recebem seus pais de forma negativa. A única pessoa que parece receber positivamente o casal é uma das noras.
O filme dirigido e roteirizado por Yasujirô Ozu parece não ser algo diferente e inovador, mas busca mostrar as diferenças das relações entre a família de um país asiático.
5. ‘Amor à Flor da Pele’ (Hong Kong, 2000)
Conhecido pela estética de seus filmes, o diretor Wong Kar Wai, em “Amor à Flor da Pele”, foi além ao criar o seu sucesso. Com uma história de amor comovente, o longa-metragem mostra a visão sobre desejo reprimido e as dores que ele causa.
Por conta do tempo que Chow e Li-Zhen passam juntos, notam que seus parceiros estão tendo um caso. Entre eles também surge um amor proibido. Todo o trabalho feito durante o filme, assim como a narração, fez do longa uma bela história de amor dos anos 1960.