Conheça 5 jogos violentos que já foram BANIDOS do Brasil; Você já jogou algum?

Recentemente, houve um debate sobre o banimento ou não de jogos violentos no Brasil. A seguir, você encontra uma lista de games já banidos antes. Já conhecia algum?

Recentemente, os fãs de games ficaram receosos com a possibilidade de que proibições sejam impostas sobre alguns títulos. Essa proibição pode acontecer em decorrência principalmente de fake news que se espalharam pela internet após a tragédia que ocorreu em uma creche na cidade de Blumenau.

Conforme noticiamos de forma recente, o deputado federal Zé Trovão associou o ataque à creche aos jogos “violentos”. Inclusive, ele ainda solicitou que os jogos fossem suspensos por um período de 30 dias a fim de investigar se havia uma ligação deles com o caso.

Essa solicitação foi feita ainda que a investigação oficial da polícia não tenha encontrado quaisquer indícios sobre o assassino ter sido “influenciado” por tais jogos.

Inclusive, a polícia não encontrou qualquer ligação com nenhum jogo, não sendo, portanto, uma questão ligada a qualquer gênero de games. No entanto, engana-se quem pensa que essa tenha sido a primeira vez que algo do tipo acontece no Brasil. Isso porque, na realidade, houve momentos que jogos foram de fato banidos e alguns até mesmo permanecem banidos até hoje.

Bully
Imagem: Rockstar Games/Reprodução

Conheça 5 jogos que já foram banidos no Brasil

1. ‘Duke Nukem 3D’

Em 1999, outra tragédia assolou o nosso país. O fato consiste na ação de um assassino de 24 anos que, na época, cursava Medicina. O rapaz estava em uma sala de cinema no Morumbi Shopping, em São Paulo, quando se levantou e começou a disparar contra outras pessoas que assistiam ao filme.

A ação dele deixou três mortos e cinco feridos e o rapaz foi detido e condenado a passar 120 anos na prisão. Essa ocasião, por sua vez, provocou o banimento de diversos jogos violentos no Brasil, pois descobriram que o assassino gostava de jogar esse tipo de game.

Aquele que ele mais jogava era “Duke Nukem 3D”, o que levou ao consequente banimento do jogo por parte das autoridades de forma quase imediata.

2. ‘Doom’

Apesar disso, “Duke Nukem 3D” não foi o único game banido em decorrência da tragédia. Isso porque diversos outros jogos violentos ou de tiro em primeira pessoa foram banidos. Inclusive, um dos maiores games da história, o grandioso e também polêmico “Doom“.

Esse já era um título que quando foi lançado tinha tudo para ser banido por conservadores, afinal tratava-se de um jogo de tiro em primeira pessoa voltado para matar seres saídos diretamente do inferno.

3. ‘Carmageddon’

Um game que permanece banido até hoje no país é o “Carmageddon”. Outros games da lista podem até ter sido injustiçados por conta de pessoas problemáticas que os jogavam. Porém, “Carmageddon” é somente um game de mal gosto mesmo.

Sua premissa é de atropelar pessoas, basicamente só isso mesmo. Não é algo como a franquia “GTA“, que possui toda uma discussão social em volta do que está acontecendo. É só atropelar pessoas, nenhum gamer sente falta desse título.

4. ‘Bully’

Já “Bully” é outro game muito polêmico devido à violência e a outros aspectos que a trama aborda. Porém, o game teve o seu enredo distorcido por aqueles que não o conheciam. Acontece que muitos acreditavam que “Bully” tratava de ficar praticando bullying em uma escola, incentivando esse tipo de comportamento.

Mas na realidade “Bully” é o oposto. A intenção do protagonista da história é acabar com o bullying que acontece no internato onde estuda. Só que ele utiliza a premissa do “fogo se combate com fogo”, ou seja, ele vai derrubar o bullying na escola fazendo bullying com os valentões. Algo como “provar do próprio veneno”.

5. ‘Mortal Kombat’

Esse último item não precisa de muita explicação. Mesmo quem não jogou nenhum game da franquia sabe do que se trata pelo famoso “Fatality”. O game nada mais é do que um torneio de luta em que o destino de diversas dimensões está nas mãos de seu campeão.

Mas como o seu próprio nome deixa claro, os perdedores terão um trágico destino. O game foi outro dos banidos em decorrência da tragédia no shopping do Morumbi, e teve seu banimento na época causado pela cenas grotescas de desmembramento e violência excessiva.

você pode gostar também