Conheça 5 invenções da Antiguidade que ainda intrigam pesquisadores
Você já se surpreendeu hoje? Confira essa matéria!
Tudo o que foi criado no mundo, desde a antiguidade até hoje, causa um certo estranhamento nas pessoas. Entretanto, há algumas invenções que deixam os estudiosos completamente chocados.
Isso porque elas parecem muito avançadas para a época em que foram criadas. Hoje iremos apresentar 5 dessas invenções que ainda deixam os pesquisadores chocados com as engenhocas. Vamos lá?
1. Concreto romano
Pode parecer estranho, não é mesmo? Afinal, a gente sabe como se faz concreto. Mas a questão aqui é que os romanos sabiam fazer isso melhor que qualquer um. Isso porque existem estruturas feitas com concreto romano que permaneceram intactas por mais de 2.000 anos. Detalhe: algumas delas debaixo de água!
Um outro ponto curioso é que os cientistas já sabem o que ia na composição do concreto romano, encontrando cinzas vulcânicas e do mineral leucita. Entretanto, ninguém ainda foi capaz de realizar a mistura de forma perfeita para replicar o trabalho dos romanos. Curioso, né?
2. Máquina de Anticítera
No ano de 1901, uma engenhoca curiosa foi encontrada no Mar Mediterrâneo. Hoje em dia ela é conhecida como Máquina de Anticítera, mas ninguém sabe exatamente para que ela serve. Pode acreditar: existe algo da Grécia Antiga, que os cientistas não conseguem descobrir sua função.
Especialistas acreditam que essa máquina pode ser algo relacionado a um dispositivo de cálculo astronômico, mas não há respostas concretas. Isso porque nem em mil anos algo semelhante apareceu para sanar as dúvidas dos estudiosos, que seguem tentando desvendar o que seria essa máquina.
3. Pilar de ferro de Delhi
Sabemos que, geralmente, com o passar do tempo, artefatos de ferro chegam a enferrujar, certo? Mas não no caso desse monumento em Delhi, na Índia. Datado do século IV, mesmo depois de um milênio de exposição ao tempo e outros elementos, ele nunca criou nenhum tipo de ferrugem.
Uma das teorias que os especialistas têm para isso é por conta do clima árido de Delhi. Entretanto, outros acreditam que a composição mineral única do ferro é o que faz com que ele não crie ferrugem. E aí, o que você acha?
4. Máquinas voadoras
Existem diversos relatos de máquinas da antiguidade que falam sobre objetos que voaram, bem antes do voo de Santos Dumont. A máquina mais antiga ligada a isso está descrita no Rukma Vimana, um texto antigo e que data de 400 a.C., na Índia.
Nele, é possível encontrar esboços dessas máquinas voadoras que são retratadas na história. Outro ponto curioso é que também há instruções de como voar nessas engenhocas curiosas. Maharshi Bhardwaj foi quem escreveu isso, e o texto conta até como converter as máquinas para energia solar.
5. Pedra do Sol viking
Segundo as histórias nórdicas, alguns marinheiros vikings necessitavam de uma pedra mágica para se orientar em suas navegações. Nos relatos, é contado que essa pedra podia identificar com precisão a posição do Sol, mesmo em dias nublados. O que isso te lembra? Exato, uma bússola.
Hoje em dia, os especialistas acreditam que essas pedras, na verdade, sejam fragmentos de espato da Islândia. Elas são conhecidas como calcito e têm propriedade polarizadoras. Ou seja, é um grande palpite para como eles acertavam a posição do Sol, por exemplo.