5 estados brasileiros contêm mais pessoas inteligentes, segundo pesquisa
Estes são os cinco estados onde há mais pessoas superinteligentes no Brasil.
Uma pessoa superdotada é alguém com altas habilidades ou talentos incríveis e uma capacidade intelectual acima da média em uma ou mais áreas.
Na grande maioria das vezes, essa característica é percebida graças a testes de inteligência, como o QI, que considera resultados acima de 130 resquício de superdotação.
As pessoas superdotadas conseguem aprender muito mais rápido do que as outras, sobretudo quando envolve ideias complexas, chamando a atenção em áreas como matemática, ciências, artes, entre várias outras.
No entanto, é importante notar que a superdotação não se limita apenas ao desempenho acadêmico; também pode se manifestar em habilidades sociais, emocionais e físicas.
Qual estado brasileiro tem mais pessoas superdotadas?
Estados Unidos tem um total de 52 mil pessoas com um QI acima da média – Imagem: Kues1/Freepik/Reprodução
O Brasil, em particular, tem se destacado na identificação e apoio a pessoas superdotadas, com programas e organizações não governamentais focados em gerar oportunidades a altura do potencial de tais indivíduos.
Além disso, o país é considerado o local com maior número de pessoas superdotadas na América do Sul, mostrando um total de 3,5 mil, dos quais 25% são adolescentes.
Isso nos leva a ficar curiosos para descobrir quais são os cinco estados brasileiros que mais hospedam pessoas com superdotação no país.
Devido aos dados disponibilizados pela Mensa Brasil, organização internacional de pessoas superdotadas, que só recebem participantes com um QI acima de 98, é possível conferir o TOP 5:
-
5º lugar – Distrito Federal (DF), com mais de 200 pessoas;
-
4º lugar – Paraná (PR), com um total de 268 pessoas;
-
3º lugar – Minas Gerais (MG), com 284 pessoas;
-
2º lugar – Rio de Janeiro (RJ), com 376 pessoas;
-
1º lugar – São Paulo (SP), com 1552 pessoas.
Enquanto isso, no ranking do mundo inteiro, os países que se destacam são:
-
3º lugar – Alemanha, com 16 mil;
-
2º lugar – Reino Unido, com 19 mil;
-
1º lugar – Estados Unidos, com 52 mil pessoas superdotadas.
Com informações do portal O Tempo.