Mão alienígena? Os 5 distúrbios mais inusitados que você verá hoje
Existem diversos distúrbios psicológicos, como a síndrome de Cotard e a síndrome de Kleine-Levin. Muitas não são conhecidas!
Os distúrbios neurológicos são condições que afetam o sistema nervoso e podem causar uma ampla variedade de sintomas, os quais vão desde problemas motores e sensoriais até alterações cognitivas e comportamentais.
Esses distúrbios podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo lesões respiratórias traumáticas, doenças degenerativas, comportamentais, distúrbios genéticos e transtornos psiquiátricos.
Alguns exemplos de distúrbios psicológicos comuns incluem a doença de Alzheimer, a esclerose múltipla, o Parkinson, a epilepsia, o autismo e o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Cada distúrbio tem suas próprias características e sintomas únicos, e o tratamento varia dependendo do tipo e da gravidade do distúrbio. Contudo, hoje não falaremos a respeito dos distúrbios mais conhecidos, mas sim daqueles que poucas pessoas sabem que existem. Se você deseja conferir mais detalhes, então continue lendo!
5 distúrbios neurológicos que poucas pessoas conhecem
1. Síndrome de Cotard
O primeiro distúrbio é a Síndrome de Cotard, que também é referida como a “síndrome do cadáver ambulante”. Embora o nome possa parecer incomum, ele descreve com precisão os efeitos devastadores causados por essa condição.
A Síndrome de Cotard é caracterizada pela crença irracional de que uma pessoa está morta e tem sintomas semelhantes ao sentimento de falta de vitalidade, chegando a delírios mais extremos como a crença de que seus órgãos estão em falta.
Em alguns casos, uma pessoa pode acreditar que não precisa mais de alimentação, água ou sono, já que está morta.
2. Sinestesia Espelho-Toque
A Sinestesia Espelho-Toque é um fenômeno que dá a ideia de ser possível experimentar sensações ao ver outra pessoa sendo tocada.
Isso significa que, quando uma pessoa vê outra sendo abraçada, por exemplo, ela sente sensações físicas semelhantes em seu próprio corpo. Essa condição é considerada uma forma de sinestesia, fenômeno em que os sentidos se misturam e se cruzam.
3. Síndrome de Kleine-Levin
Em terceiro lugar, temos a Síndrome de Kleine-Levin. Essa é uma doença neurológica que causa sono excessivo, alimentação compulsiva e comportamento alterado. Também conhecida como “síndrome da Bela Adormecida”.
Durante um episódio de Kleine-Levin, a pessoa pode chegar a dormir por 15 a 21 horas por dia e ainda sentir sonolência. A causa é vista como desconhecida, mas muitos suspeitam que há uma relação com anormalidades no hipotálamo, parte do cérebro que regula o sono.
4. Síndrome de Alice no País das Maravilhas
A Síndrome de Alice no País das Maravilhas é uma condição neurológica rara em que a pessoa experimenta distorções visuais, que fazem os objetos parecerem maiores ou menores do que realmente são.
A síndrome pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo epilepsia e uso de drogas psicodélicas.
5. Síndrome da Mão Alienígena
A Síndrome da Mão Alienígena é um distúrbio incomum em que a mão do paciente parece se comportar de forma involuntária.
A mão pode realizar movimentos estranhos, causando situações estranhas. A causa da Síndrome da Mão Alienígena não é conhecida, mas pode haver uma ligação com lesões no cérebro causadas por lesões traumáticas ou doenças degenerativas.