O que já custou caro pode custar ainda mais: 5 dicas para não superaquecer seu videogame

Ao evitar o superaquecimento, você garantirá mais vida útil aos aparelhos.

O superaquecimento de aparelhos eletrônicos, principalmente no verão, é um problema muito sério. A verdade é que tudo em excesso é ruim, portanto, o calor excessivo em computadores, celulares e consoles de jogos, como Xbox ou PlayStation, podem ter seu desempenho reduzido e o mais temido: a queima do aparelho.

Os aparelhos eletrônicos podem superaquecer devido a uma série de fatores, como o uso prolongado, o bloqueio de saídas de ar ou a falha em componentes internos. O superaquecimento pode causar danos aos componentes do dispositivo e até mesmo causar incêndios.

É sempre indispensável ficar atento, principalmente em dias de calor excessivo, como os meses em que predomina o verão.

Hoje vamos pontuar algumas dicas para você que não abre mão de jogar ou realizar tarefas em seus aparelhos, porém está preocupado com o superaquecimento dos mesmos. Dicas que irão ajudar a manter a temperatura ideal nos eletrônicos.

É importante ressaltar que consoles de jogos ou até mesmo computadores possuem mecanismos que fazem a leitura da temperatura e, se for constatado que o eletrônico está operando com superaquecimento, o aparelho então se desligará, para que não ocorra a queima. Vamos às dicas.

1. Mini Ventiladores

Você tem o direito de dar qualquer nome aos famosos coolers externos. Provavelmente você, que é entusiasta de notebooks, já deve ter visto algumas ventoinhas postas embaixo destes. Mas você sabia que existem várias adaptações destes coolers tanto para Playstation quanto para Xbox?

Sim, isso é possível. A empresa NYKO possui várias opções para você adquirir e ficar mais relaxado no quesito aquecimento.

2. Evitar processos pesados pode ajudar

Podemos salientar que alguns jogos, tarefas e apps podem demandar mais ou menos processamento da máquina em uso. Em dias de muito calor, escolher jogos mais leves e trabalhos de computador que não exijam muito do PC vai, com certeza, evitar um superaquecimento.

3. Não impedir a circulação do vento

É necessário salientar que, em geral, os aparelhos eletrônicos, salvo os celulares, não são a prova de vento. Ou seja, as carcaças dos eletrônicos possuem entradas de ar que facilitam a troca de calor com o ambiente. Então uma boa prática é deixar seu Xbox, Playstation ou semelhantes sempre bem expostos à circulação de ar, evitando, assim, o superaquecimento.

4. Limpeza

Nunca esqueça de verificar se as aletas para entrada de ar dos equipamentos não estão cheias de pó. Se for constatada a sujeira, com a ajuda de um pincel ou aspirador de pó, a remova até que as aletas fiquem limpas novamente. Isso ajudará a ventilação dentro do equipamento.

5. Suporte técnico

A última dica é contatar um suporte especializado, caso o problema de superaquecimento continue mesmo em dias mais frios ou mesmo que você tenha seguido os passos anteriores deste artigo.

Um técnico poderá identificar componentes internos que podem estar causando o aquecimento excessivo do aparelho e prontamente consertá-lo.

você pode gostar também