5 desafios que pouca gente é capaz de decifrar; será que você consegue?

Testes mentais que desafiam nossa habilidade com a lógica são ótimos para exercitar o cérebro e aprimorar o raciocínio. Confira alguns deles!

Certos desafios são capazes de dar um nó no raciocínio de muita gente. Repletos de pegadinhas, eles estimulam a pessoa a pensar do jeito mais lógico possível, na tentativa de decifrá-los.

Para mostrar como esse tipo de atividade brinca com a capacidade humana de resolver problemas, selecionamos cinco desafios que vão dar trabalho aos seus neurônios.

Prepare o cérebro, respire fundo e leia os enunciados abaixo. As respostas estarão no final do texto. Divirta-se!

Está pronto para ser desafiado?

1) Imagine uma aranha subindo em um muro com 10 metros. Durante o dia, ela sempre consegue subir dois metros, mas todas as noites ela desce um metro. A pergunta é: em quanto tempo ela chegará ao topo?

2) Uma certa família resolveu fazer um passeio de carro. No veículo, entram um avô, dois pais, dois filhos e um neto. Qual é a quantidade de pessoas dentro do veículo, afinal?

3) Imagine que uma borboleta viva cinco dias e a cada dia ela voe quatro metros. Dito isso, quantos metros ela terá percorrido em uma semana?

4) Três gatos capturam três ratos em três minutos. Quanto tempo seria necessário para que 100 gatos capturassem 100 ratos?

5) Em um jardim:

  • a) todas as flores, menos duas são rosas;

  • b) todas as flores, menos duas são margaridas;

  • c) todas as flores, menos duas são orquídeas.

Quantas flores há no jardim?

Desafios mentais são ótimos para aprimorar a capacidade de pensamento e raciocínio – Foto: Reprodução

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Confira as respostas

1) Se você concluiu que seriam 10 dias, a resposta está errada.

A pegadinha trata do fato de que, a cada dia, a aranha percorre um metro, já que ela faz dois durante o dia e desce um à noite.

Logo, no oitavo dia, ela estaria no oitavo metro, mas no nono dia, como ela faz dois metros durante o dia, ela atingiria o 10º metro (topo do muro), antes de chegar a noite e a aranha cair um metro. A resposta, portanto, são nove dias.

2) O desafio consiste em traçar o parentesco entre as pessoas do carro. Um dos homens é avô (1) do neto (2) e pai do pai (3) e o pai é filho do avô e pai do filho, ou seja, há um mínimo de três pessoas no carro.

3) A borboleta vive cinco dias, apenas, logo ela morreria antes do final de uma semana, que tem sete dias. A conta se refere somente aos dias de vida. Assim, o cálculo é 5 dias de vida x 4 metros por dia = 20 metros.

4) A resposta é três minutos. Se você apostou em 100 minutos, errou, pois a relação proposta não significa que cada felino, sozinho, vai capturar um rato em um minuto, enquanto os demais esperam.

Todos saem ao mesmo tempo. Isso quer dizer que um coletivo de gatos, independentemente da quantidade, leva três minutos para capturar a mesma quantidade de ratos.

5) A resposta é três. De três flores, se uma é rosa, as outras não são; se uma é margarida, as outras não são, e assim por diante.

Cada característica mencionada se refere a uma flor do jardim (lembre que são três premissas, uma para cada flor).

você pode gostar também