4 coisas que ninguém te contou sobre o cacau

A história está cheia de informações ricas e fascinantes, porém, nem sempre conhecemos tudo. Saiba agora 4 curiosidades sobre o cacau.

A Páscoa está bem pertinho, com isso, a venda de chocolates já começou a se intensificar. Afinal, chocolate é um item que não pode faltar na maioria das celebrações brasileiras.

Nessa época, os ovos de páscoa se destacam muito, não é à toa que mercados, lojas de doces e muitos outros lugares estão lotados deles.

Que chocolate é feito de cacau, todos nós já sabemos disso, mas poucas pessoas têm conhecimento que, em 26 de março, é comemorado o dia do cacau.

E para propagar uma data tão importante para o comércio e para quem ama um chocolate, trouxemos algumas curiosidades relacionadas a essa fruta indispensável na produção do doce.

Como o cacau se torna chocolate?

Países como Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Brasil e Equador são alguns dos lugares mais conhecidos pela produção de cacau. No entanto, para transformá-lo em chocolate, é preciso um processo minucioso.

Começa com a colheita, depois suas sementes ficam em fermentação e, quando se tornam parecidas com amêndoas, elas passam por uma secagem ao sol.

Em seguida, as impurezas são filtradas e as frutas são descascadas, assim se tornam o nibs de cacau.

Após esse processo, é extraído o licor de cacau, a partir daqui depende de cada empresa na hora de fabricar o chocolate que conhecemos.

Sem mais enrolação, vamos direto às 4 curiosidades sobre essa incrível fruta.

Cacau: 4 coisas que você não sabia sobre

26 de março é o Dia do Cacau – Imagem: Adobe Stock/Reprodução

1. Muito saudável

Diferentemente do que muitos pensam, a fruta traz vários benefícios à saúde, pois contém vários antioxidantes capazes de combater os radicais livres e cuidar das células do corpo.

Mas isso não é tudo, porque essa frutinha tem substâncias que geram felicidade em quem a consome, como serotonina, anandamida e vários outros neurotransmissores.

2. A origem do cacau

A planta surgiu no tempo dos Astecas, na América Central e em regiões do México. Porém, depois foi descoberto que o cacauzeiro já estava em regiões da Amazônia e era cultivado por povos indígenas, o que não causa surpresas, já que são regiões muito próximas.

3. Museu do cacau

Infelizmente não há um museu oficial do cacau, porém, Ilhéus, na Bahia, desempenhou uma participação muito importante na história da fruta e leva o título de Terra do Cacau.

Lá existe um museu com várias informações sobre a fruta e sua história na região, desde os tempos coloniais até hoje.

4. Dado pelas divindades

Para fechar com chave de ouro é a história que o cacau havia sido deixado pelos deuses.

Para os Astecas, a fruta havia sido deixada pelo deus Quetzalcóatl, que em sua cultura era o deus da sabedoria. Eles acreditavam que Quetzalcóatl teria decido do céu para dar essa bênção aos humanos.

você pode gostar também