3 personagens da Marvel muito semelhantes aos da DC
Revelando as características comuns entre os super-heróis e vilões da Marvel e da DC.
As linhas entre heróis e vilões se entrelaçam em tramas épicas em todos os tipos de quadrinhos, e é comum encontrar semelhanças entre personagens de diferentes editoras.
Marvel e DC, as duas gigantes do mercado de HQs, frequentemente cativam seus fãs com histórias intrigantes e personagens memoráveis.
Porém, ao longo dos anos, tem sido evidente que uma editora muitas vezes ‘pega emprestado’ conceitos ou até cria personagens que parecem semelhantes aos da concorrente.
Aqui veremos alguns personagens da Marvel que parecem ter sido mais do que meramente inspirados em seus equivalentes da DC.
1. Mercúrio vs.Flash
Mercúrio e Flash – Imagem: Reprodução
Mercúrio, o velocista da Marvel, fez sua estreia em 1964 como um mutante com a habilidade de supervelocidade.
No entanto, sua história e habilidades lembram notavelmente as do Flash da DC Comics, que estreou mais de duas décadas antes, em 1940.
Ambos os personagens possuem uma conexão com a cor vermelha em seus trajes e são conhecidos por seu incrível poder.
Enquanto o Flash é um membro fundador da Liga da Justiça, Mercúrio encontrou sua casa nos Vingadores após uma breve passagem como vilão.
2. Thanos vs. Darkseid
O titã louco Thanos, criado por Jim Starlin em 1973, é uma das ameaças mais formidáveis do Universo Marvel, com uma busca incessante pelas Joias do Infinito.
Porém, suas semelhanças com Darkseid, o icônico antagonista do Universo DC, são inegáveis.
Darkseid, concebido por Jack Kirby em 1970, compartilha não apenas a aparência física robusta e a pele roxa com Thanos, mas também a busca por conquista universal e poder absoluto. Ambos os vilões personificam a essência do mal em seus respectivos universos.
3. Gata Negra vs. Mulher-Gato
A sedutora e ágil Gata Negra da Marvel, criada por Marv Wolfman em 1979, compartilha várias semelhanças com a icônica Mulher-Gato da DC, que estreou em 1940 nas páginas de Batman.
Ambas são conhecidas por suas habilidades acrobáticas e seu talento para o furto, além da conexão ambígua com os protagonistas masculinos de seus respectivos universos.
A Gata Negra pode ter evoluído como personagem ao longo do tempo, mas suas raízes claramente remontam à inspiração na Mulher-Gato.
Embora seja compreensível que as editoras de quadrinhos se inspirem no trabalho uma da outra e que certas semelhanças possam surgir, tais exemplos destacam casos em que a linha entre inspiração e imitação pode se tornar borrada.
Contudo, para os fãs apaixonados de ambas as editoras, essas semelhanças podem fornecer pontos de discussão fascinantes sobre a evolução dos quadrinhos ao longo do tempo.