3 filmes apenas conseguiram levar as 5 principais estatuetas do Oscar

Somente três obras venceram as cinco categorias mais importantes do Oscar no mesmo ano. Veja quais foram!

Após o encerramento do Oscar 2024, ‘Oppenheimer’ se destacou como o grande vencedor da noite, levando para casa não apenas o prêmio de Melhor Filme, mas também acumulando sete estatuetas em sua jornada.

Christopher Nolan, o diretor do filme, esteve à beira de alcançar um feito ainda mais notável, com o potencial de conquistar todos os cinco principais prêmios do evento em duas categorias diferentes.

Com Cillian Murphy no papel principal, ‘Oppenheimer‘ brilhou ao vencer nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator, Melhor Direção e, é claro, o Melhor Filme.

‘Oppenheimer’ quase bateu recorde no Oscar 2024 – Foto: Reprodução

Filme bateu na trave de recorde impressionante

O que pouca gente sabe é que se tivesse conquistado também o Melhor Roteiro Adaptado (vencido por Ficção Americana) e Melhor Atriz (vencido por Emma Stone), ‘Oppenheimer’ poderia ter se juntado a um seleto grupo de obras.

Tais produções consistem em três filmes que dominaram as categorias principais do Oscar: ‘Aconteceu Naquela Noite’ (1935), ‘Um Estranho no Ninho’ (1975) e ‘O Silêncio dos Inocentes’ (1991).

Esses três filmes conseguiram levar para casa os prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Adaptado/Original.

Em todo caso, ‘Oppenheimer’ não poderia ter alcançado esse feito, já que o longa não recebeu nenhuma indicação para Melhor Atriz.

Curiosidades sobre o Oscar

Esse não é o único fato intrigante da premiação considerada a maior do cinema, o Oscar é repleto de curiosidades fascinantes.

Em 1974, por exemplo, Marlon Brando recusou o prêmio de Melhor Ator por ‘O Poderoso Chefão’, enviando uma ativista indígena em seu lugar, em protesto às representações de nativos americanos na mídia.

Como se esquecer da melhor foto de todas? Em 2014, durante a cerimônia, Ellen DeGeneres tirou uma selfie épica com várias estrelas, que se tornou a imagem mais retweetada da época.

Selfie organizada por Ellen DeGeneres é um dos momentos mais épicos do Oscar – Foto: Reprodução

A própria estatueta do Oscar tem uma história peculiar. Feita de estanho banhado a ouro, ela representa um cavaleiro segurando uma espada e foi inspirada em um modelo real.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as estatuetas foram feitas de gesso devido à escassez de metal.

Houve ainda momentos memoráveis, como o discurso emocionante de Halle Berry ao se tornar a primeira mulher negra a ganhar o Oscar de Melhor Atriz, em 2002, por ‘Monster’s Ball’.

E quem poderia esquecer quando Jennifer Lawrence tropeçou ao subir ao palco para receber seu prêmio de Melhor Atriz, em 2013, por ‘O Lado Bom da Vida’?

Agora só nos resta aguardar a edição de 2025!

você pode gostar também