Brasil fica ‘no chinelo’: conheça os 3 exércitos mais poderosos da atualidade
Quer saber quais são os maiores exércitos do mundo em 2023? Acompanhe a leitura da matéria abaixo para descobrir!
Inicialmente, é importante destacar que, na história da humanidade, os seres humanos conquistaram aquilo que podemos chamar de espaço ou território, na maioria dos casos, por meio da força.
Um grande exemplo atual do avanço de um Estado Nação ao território de outra nação é a guerra que está ocorrendo entre a Rússia e a Ucrânia. Pode-se dizer que todos os impérios do mundo foram construídos, portanto, dessa maneira: por meio da força de exércitos.
No mundo contemporâneo, saber distinguir qual é o exército mais forte é uma tarefa complexa. Isso porque devemos levar em consideração diversas variáveis, como investimentos externos, a política, a geopolítica, o avanço tecnológico e a extensão territorial.
Você quer saber quais são os exércitos mais poderosos de 2023? Continue a leitura!
Quais são os exércitos mais poderosos do mundo?
Quando se trata de poder bélico em uma escala planetária, o Brasil não ganha destaque. Na realidade, o País saiu da décima posição para a décima segunda neste ano. Já a Ucrânia, que atualmente enfrenta o avanço russo em seu território, saiu da 22ª posição para a 15ª.
No ranking atual de exércitos mais fortes, ainda há, de certo modo, os exércitos que fizeram parte da Segunda Guerra Mundial. Em primeiro lugar, encontram-se os Estados Unidos da América, com um orçamento anual de investimento de 760 bilhões de dólares.
Em seguida, a Rússia possui o segundo exército mais poderoso do mundo. Por coincidência ou não, as duas grandes potências que detiveram o levante Alemão entre 1939 e 1945 estão nas principais posições. O exército da Rússia possui um investimento anual de 82,6 bilhões de dólares.
Em terceiro lugar, encontra-se o exército da China. A China, dos Brics, é a única potência que realmente teve ganhos significativos ao longo dos anos, desde 2001. O investimento do exército chinês é de 230 bilhões de dólares anualmente.