Episódios vazados: 3 casos em que grandes streamings tiveram seus sistemas hackeados

O último é surpreendente e pode te chocar. Confira a lista.

Todos já ouvimos falar sobre algum caso de exposição e vazamento decorrentes de ações criminosas de hackers invasores. Os dados revelados causam diversos danos às pessoas e, infelizmente, esses ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns.

Além disso, a maneira como esses ladrões virtuais entram nos sistemas difere de caso a caso, indo de links falsos a ataques diretos aos servidores.

Mas não pense que são apenas pessoas comuns que caem nesses golpes e acabam com suas informações compartilhadas na rede. Assim como elas, muitas empresas podem acabar sofrendo com atitudes como essa, e os danos não são pequenos, podendo custar muito caro.

Até mesmo serviços gigantes de streaming já passaram por isso. Separamos alguns dos casos mais famosos de invasão às plataformas de sucesso.

3 vezes que os gigantes do entretenimento foram hackeados

Top 3 vezes em que gigantes do entretenimento foram hackeados
Foto: Ozrimoz/Shutterstock

1. Sony

Em 2014, a gigante japonesa foi alvo de um ataque que expôs dados importantíssimos da empresa. O impressionante foi que a desconfiança caiu sob a Coreia do Norte, já que os hackers ameaçaram explodir salas de cinema em que passasse o filme “A Entrevista”, comédia que realizava sátira ao ditador norte-coreano Kim Jong-un.

Mesmo assim, o título foi ao ar em alguns cinemas independentes.

Cerca de 100 terabytes (TB) foram roubados e, entre os dados divulgados, havia inclusive e-mails trocados entre os executivos. Até mesmo o presidente dos EUA na época, Barack Obama, se impôs a favor da empresa e falou para os cidadãos assistirem ao filme.

2. Netflix

Tudum… Sim, um dos maiores serviços de streaming do mundo já foi hackeado e teve alguns dados vazados na internet. Em 2017, um hacker denominado Thedarkoverlord divulgou praticamente inteira a quinta temporada da série original Netflix de grande sucesso “Orange Is The New Black”.

O hacker afirmou ter conseguido os dados em 2016, e como a empresa não cumpriu suas exigências após o primeiro vídeo vazado, o usuário disponibilizou ilegalmente outros nove episódios. Isso ocorreu no dia 29 de abril de 2017, sendo que a estreia oficial seria no dia 9 de junho do mesmo ano.

Top 3 vezes em que gigantes do entretenimento foram hackeados
Foto: Daniel Avram/Shutterstock

3. HBO

Um caso um pouco mais recente de invasão ocorreu envolvendo a empresa HBO. Isso se deu em 2017, ano em que houve uma onda de ataques a grandes empresas, como Netflix e Disney.

Mais de 1.5 TB foram roubados, dentre eles, havia episódios de séries de sucesso, como “Game of Thrones” e “Ballers”. Além disso, o ataque foi confirmado pelo próprio presidente da HBO, Richard Plepler, que ainda declarou que outras séries e até um roteiro foram vazados pelos hackers.

você pode gostar também