‘2001: Uma Odisseia no Espaço’: confira este clássico atemporal

Este é um daqueles filmes para se ver mais de uma vez. Saiba mais a respeito dessa obra-prima cinematográfica e não perca a chance de vê-lo!

Existem filmes aclamados por todo tipo de público, desde os mais críticos aos mais fáceis de se agradar. Um filme que deve ser considerado um dos mais perfeitos já exibidos na tela é o clássico de ficção científica de 1968, de Stanley Kubrick, “2001 – Uma Odisseia no Espaço“, que estreou no dia 29 de abril de 1968.

Falar sobre um filme popular e consolidado, além de ter resistido ao tempo, se torna um pouco complicado, porque muitos sites, artigos, críticos etc. já falaram sobre ele. Assim, isso pode ser tornar algo massivo; entretanto, é como dizem: “os clássicos não morrem”, então sempre veremos bons textos a respeito dessa obra-prima cinematográfica.

2001 - Uma Odisséia no Espaço | 50 anos

Há um segmento decente do público que vai ao cinema e que simplesmente oferece a “Uma Odisseia no Espaço” um polegar sonolento e para cima por respeito. Isso porque muitos acham o filme excessivamente longo, chato e pretensioso.

Essa atitude é, a contragosto, de certa forma compreensível, pois esse honestamente não é necessariamente o filme mais acessível já feito. A produção é uma daquelas que transcendem a narrativa convencional e linear, optando por uma experiência quase principalmente transmitida através da visão e do som.

O filme está repleto de fenômenos inexplicáveis ​​que deixam muito espaço para o público interpretar, algo como aquilo de que o diretor se utiliza fortemente em “O Iluminado”, por exemplo. O momento mais aterrorizante do filme acontece depois que um grupo de astronautas descobre um monólito em uma cratera na Lua.

Em sua jornada para estudar o objeto, Kubrick aumenta a trilha sonora aterrorizante do filme a um grau quase ensurdecedor, criando uma das atmosferas mais sobrenaturais já filmadas. A cena é lenta, mas de uma forma que funciona a seu favor. À medida que os astronautas se aproximam do monólito, ninguém fala. Neste momento, Kubrick deixa que a música fale tudo, permitindo que nossas mentes corram em desespero para prever o que pode acontecer quando alcançarem o objeto misterioso.

Quando o filme de Stanley Kubrick foi lançado na atmosfera, isso foi um divisor de águas instantâneo. “2001 – Uma Odisseia no Espaço” não só revolucionou para sempre a indústria de efeitos especiais, como, também, inspirou gerações de cineastas em todo o mundo. Isso torna o filme essa obra-prima tão aclamada e atemporal.

Confira, a seguir, a sinopse oficial desta clássica obra do cinema:

“Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo.”

você pode gostar também