1º paciente tem chip de Elon Musk no cérebro e joga xadrez com pensamentos

Implante Neuralink capacita uma pessoa paralisada a controlar dispositivos eletrônicos apenas com a mente, mas preocupações sobre transparência e segurança emergem.

No que parece ser uma cena saída de um filme de ficção científica, Noland Arbaugh, o primeiro paciente a receber o chip cerebral da Neuralink, conseguiu controlar o cursor de um laptop apenas com pensamentos.

A façanha, transmitida ao vivo pela startup de Elon Musk, marca um momento histórico na fusão entre mente humana e máquina.

A transmissão, realizada na plataforma X (antigo Twitter), não apenas demonstra a habilidade de Arbaugh de manipular dispositivos eletrônicos com sua mente, mas também destaca a simplicidade do procedimento cirúrgico e a ausência de efeitos colaterais cognitivos.

Tal avanço promissor sugere uma nova era para indivíduos com incapacidades físicas, oferecendo-lhes uma chance de recuperar uma forma de independência e interação com o mundo digital.

Nem tudo é celebração

Porém, enquanto a comunidade científica e o público celebram esse marco, a Neuralink enfrenta escrutínio regulatório e preocupações éticas.

Inspetores da Food and Drug Administration (FDA) identificaram problemas relacionados à manutenção de registros e controles de qualidade em experimentos com animais conduzidos pela empresa.

Essas questões emergiram em um momento crucial, após a Neuralink anunciar a autorização para iniciar testes de seus implantes cerebrais em humanos.

A falta de transparência em relação aos procedimentos experimentais tem levado a questionamentos significativos sobre as práticas internas de controle de qualidade e segurança.

A empresa ainda não abordou publicamente os achados da inspeção da FDA, deixando incertezas sobre a integridade e ética por trás de seus avanços tecnológicos.

Veja o vídeo:

Além disso, cientistas têm expressado preocupações sobre a capacidade do chip Neuralink de permitir aos seres humanos controlar o movimento de objetos com a mente.

Embora o dispositivo tenha sido desenvolvido com o propósito de auxiliar pessoas com paralisia, sua aplicação potencial levanta dúvidas éticas e implicações sobre a interação humano-tecnologia.

Em uma entrevista à revista Nature, Tim Denyson, neuroengenheiro da Universidade de Oxford, destacou a falta de informações sobre os experimentos da Neuralink.

A ausência de registro no ClinicalTrials.gov, um repositório reconhecido internacionalmente, também coloca em pauta a transparência e prestação de contas da empresa.

Aspectos fundamentais, como os locais de implantação e os critérios de avaliação dos resultados, permanecem sem resposta.

Enquanto testemunhamos os primeiros passos rumo a um futuro em que mentes humanas podem moldar a realidade digital, é crucial que esses avanços tecnológicos sejam acompanhados com segurança, transparência e ética.

O potencial transformador dessa tecnologia só pode ser plenamente efetivado, quando os princípios éticos e os interesses humanos são colocados no centro do desenvolvimento e aplicação das inovações.

você pode gostar também