1º de abril: qual é a origem do Dia da Mentira?
Dia da Mentira tem uma origem curiosa que nem todos conhecem.
Em 1º de abril é comemorado o famoso Dia da Mentira. Você já se perguntou de onde surgiu essa comemoração tão atípica? Essa data tem uma origem curiosa, tanto quanto as próprias mentiras que as pessoas costumam contar durante esse dia.
No entanto, para que possamos compreender de fato como surgiu, vamos voltar no tempo e dar uma boa analisada nas raízes históricas dessa tradição que enganar e ser enganado.
Como surgiu o Dia da Mentira?
A história sobre o famoso Dia da Mentira, comemorado em 1º de abril – Imagem: Reprodução
Mentir nunca foi uma atitude admirável, afinal é graças a essa prática que muitas pessoas acabam se distanciando, perdendo a confiança umas nas outras e seguindo caminhos diferentes.
Além disso, dependendo da situação, a mentira pode ser considerada até crime. No fim das contas, ela tem mais pontos negativos do que positivos, concorda?
Mentira faz parte da história humana
Apesar de seus malefícios, de acordo com a história da humanidade, as origens do Dia da Mentira remontam ao século 16, quando o Papa Gregório 13 realizou algumas alterações no calendário cristão no ano de 1582.
Durante aquele período, o Ano-Novo era comemorado a partir do dia 25 de março até o dia 1º de abril.
À medida que o tempo passou, os franceses pararam de ter interesse em comemorar todo esse período, e quem persistia nessa ideia acabava virando chacota e era chamado de ‘bobo de abril’.
Não demorou muito tempo para que toda a Europa acabasse sabendo. Enquanto isso, no Brasil, esse assunto chegou apenas no dia 1º de abril de 1828.
Foi nesse mesmo ano em que o jornal mineiro, chamado ‘A Mentira’, teve sua primeira matéria publicada e, acredite você ou não, a primeira notícia foi uma mentira, fazendo jus ao nome do portal noticiário.
Essa típica fake news do portal mineiro afirmava que Dom Pedro I teria morrido, o que não era verdade.
De acordo com a história verdadeira, ele morreu apenas em 24 de setembro de 1834, quando estava em Portugal.