14 significados secretos por trás dos nomes das princesas da Disney
Do hebreu ao mandarim, explore os verdadeiros motivos para os nomes das personagens.
Entre todos os personagens já criados pelos estúdios Disney, as princesas destacam-se como algumas das mais famosas.
A popularidade delas é tão grande que possuem uma franquia exclusiva, chamada Disney Princesas, bastante conhecida e amada pelos fãs das animações.
As princesas da Disney são conhecidas e adoradas por muitos, mas nem todas fazem parte da franquia Disney Princesas. Sim, isso mesmo.
Isso ocorre porque, para participar deste seleto grupo, é necessário seguir algumas exigências. Por exemplo, Anna e Elsa, de ‘Frozen‘, não participam do grupo.
Além disso, nem todas são verdadeiramente princesas, ou seja, não nasceram na monarquia ou se casaram com algum monarca. Esse é o caso de Pocahontas e Mulan.
E você já parou para pensar de onde vêm os nomes das princesas e o que eles significam?
Coletamos algumas informações sobre isso e abaixo compartilharemos todas com você. Dê uma olhada!
Anna
Imagem: Disney+/Reprodução
A princesa Anna, de ‘Frozen’, recebeu seu nome devido a uma brincadeira. Isso ocorre porque o nome significa ‘graciosa’, em hebraico, o que é contraditório com a personagem, pois ela é bastante desastrada.
Ariel
Imagem: Disney+/Reprodução
O nome ‘Ariel’ tem origem hebraica e significa ‘leão de Deus’. Ele foi inspirado no anjo Isaías da Bíblia.
Esse nome simboliza força e coragem, duas características marcantes da sereia.
Aurora
Imagem: Disney+/Reprodução
Em ‘A Bela Adormecida’, os pais da princesa Aurora revelam que escolheram esse nome porque ela iluminou suas vidas como um raio de sol.
A palavra ‘aurora’ significa ‘a luz da manhã’. Além disso, o nome faz sentido com o final do filme, quando a princesa acorda do sono profundo no início de uma manhã.
Bela
Imagem: Disney+/Reprodução
Bela não é apenas a pessoa mais bonita da vila, ela também tem beleza em seu próprio nome. Além de sua aparência encantadora, ela consegue ver a beleza interior das pessoas ao seu redor, incluindo a Fera.
É importante lembrar que a princesa é chamada de Belle em outros países, sendo esse um nome comum na França, onde se passa a história de ‘A Bela e a Fera’.
Branca de Neve
Imagem: Disney+/Reprodução
Conforme narrado na história dos irmãos Grimm, uma rainha furou o dedo com uma agulha e uma gota de sangue caiu no chão coberto de neve.
Ao ver a cena, ela desejou ter uma filha com a pele tão branca quanto a neve e lábios e bochechas tão vermelhos quanto o sangue. Assim surgiu o nome Branca de Neve.
Cinderela
Imagem: Disney+/Reprodução
No live-action de Cinderela, de 2015, há uma sutil explicação sobre o nome da princesa. A personagem originalmente se chamava Ella, mas é apelidada de Cinderela pelas irmãs postiças.
Isso acontece porque ela dormia perto da lareira para se aquecer e sempre acordava coberta de cinzas do fogo, sendo assim, uma mistura de “cinzas” com “Ella”.
Na versão original do conto francês, a história é semelhante. A personagem é chamada de Cendrillon, que significa ‘pequenas cinzas’, e também se torna um apelido usado pelas irmãs da futura princesa.
Elsa
Imagem: Disney+/Reprodução
Além de ser a rainha do gelo, Elsa de ‘Frozen’ já nasceu com a realeza em seu nome. Isso porque, em hebraico, o nome significa nobreza e real, o que se alinha perfeitamente com a definição de uma princesa.
Jasmine
Imagem: Disney+/Reprodução
A filha do sultão de Agrabah, o reino de ‘Aladdin’, recebeu o nome de Jasmine devido à flor de jasmim. Na cultura árabe, essa planta simboliza “presente de Deus” e representa elegância, modéstia e sensualidade.
Merida
Imagem: Disney+/Reprodução
A protagonista de ‘Valente’ se chama Merida, que significa “pérola” no idioma celta. Esse idioma foi usado na Escócia, país onde a animação se passa. Faz sentido a princesa ter esse nome, já que ela é tão rara e especial como uma pérola.
Moana
Imagem: Disney+/Reprodução
O nome Moana, da princesa de Motonui, não foi escolhido aleatoriamente. Ele tem origem polinésia e significa “oceanos” em várias línguas, como o taitiano e o maori.
Além disso, o nome destaca a importância do oceano na vida das pessoas, refletindo a beleza e a vastidão dessas águas.
O nome também pode simbolizar uma pessoa viajante ou exploradora, características perfeitas para a personagem.
Mulan
Imagem: Disney+/Reprodução
Poucas pessoas sabem, mas Mulan, em mandarim, significa magnólia, uma planta símbolo de nobreza e perseverança. Em uma cena da animação, o pai da guerreira chinesa coloca um botão da flor no cabelo da filha.
O desabrochar da planta representa o amadurecimento e crescimento da personagem ao longo do filme.
Pocahontas
Imagem: Disney+/Reprodução
Pocahontas é a única princesa da Disney inspirada em uma pessoa real, a indígena Matoaka, cujo nome significa ‘riacho brilhante entre as montanhas’.
Na animação, o nome original da personagem é Powhatan, que em Algonquin, uma língua nativo-americana, significa ‘brincalhona’.
Rapunzel
Imagem: Disney+/Reprodução
O nome Rapunzel foi inspirado na flor comestível chamada rampion, conhecida como flor de campânula em português.
Essa planta não é famosa por sua beleza, mas sim por sua capacidade de crescer em solos difíceis, onde é desafiador para outras plantas prosperarem.
Os irmãos Grimm escolheram esse nome para a personagem devido à sua versão da história, na qual a princesa é sequestrada por uma feiticeira e mantida em uma torre alta, conseguindo viver isolada.
Vale destacar que a flor de campânula é roxa, o que poderia explicar o vestido roxo da Rapunzel na versão criada pela Disney.
Tiana
Imagem: Disney+/Reprodução
Embora não seja uma informação oficial, acredita-se que o nome Tiana seja uma variação da palavra grega “tiani”, que significa princesa.
Isso é bastante significativo, uma vez que a protagonista de ‘A Princesa e o Sapo’ já é uma princesa antes mesmo de se tornar oficialmente uma.