'123456' ainda é senha mais usada do mundo, segundo pesquisa – entenda os riscos
Empresa NordPass realiza pesquisa e afirma que senhas óbvias ainda são as mais utilizadas entre as pessoas. Apesar disso, podem ser facilmente 'quebradas' por hackers.
Não é de agora que especialistas e até mesmo usuários comuns da internet têm alertado sobre a importância de evitar senhas fáceis de serem descobertas.
Tudo isso é extremamente importante para garantir a segurança de contas e prevenir vazamentos de dados ou uso indevido das informações.
Entretanto, parece que muitas pessoas não estão dando a devida atenção a esse conselho.
Um estudo recente da NordPass confirmou que a senha ‘123456’ ainda é a mais utilizada em serviços eletrônicos em todo o mundo. E isso é seguido por outras escolhas igualmente óbvias, como ‘admin’, ‘password’ e ‘user’.
Surpreendentemente, um terço das senhas mais populares em todo o mundo consiste em sequências numéricas simples, como ‘123456789’, ‘12345’ e ‘000000’, conforme apontam os pesquisadores.
Esse fato pode representar um grande problema, pois, mesmo parecendo óbvias e que ninguém pensaria nisso, essa decisão pode gerar problemas.
Imagem: rawpixel.com/Reprodução
Senhas simples podem ser facilmente descobertas
A NordPass, empresa responsável pelo estudo, destaca que essas senhas óbvias são frequentemente utilizadas em serviços de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.
Quando não é o caso, são empregadas combinações pouco complexas, como “netflix123” e “disney2020”.
No contexto brasileiro, a senha “admin” lidera, seguida por “123456”, que ocupa o segundo lugar.
A terceira posição é ocupada por “12345678”, seguida por “102030”.
A lista das senhas mais utilizadas inclui ainda combinações como “123mudar”, “senha123” e uma sequência de seis asteriscos.
Embora a complexidade das senhas seja geralmente maior em aplicativos e plataformas financeiras, devido à exigência de diferentes caracteres, ainda encontramos senhas extremamente simples, como “visa1” e “paypal123”.
Outras senhas amplamente usadas incluem nomes de times de futebol, espécies de animais e palavras simples e memoráveis, como “cheese”.
O principal problema associado a essas senhas é a facilidade com que podem ser quebradas por programas utilizados por hackers.
A NordPass destaca que todas as senhas mencionadas podem ser quebradas em menos de um segundo. Ou seja, coloca você e seus dados em risco.
Plataformas especializadas em segurança de tecnologia reforçam a necessidade de as senhas possuírem letras maiúsculas e minúsculas.
Além disso, a inclusão de caracteres diferentes, somados a números, torna tudo mais complexo e difícil de ser invadido.