10 países que mais consomem café no mundo: Brasil entra na lista?
Levantamento revela quais países são os principais consumidores de café e os hábitos do brasileiro em relação à bebida.
O café é uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo e, embora os brasileiros tenham um relacionamento íntimo com o café, o país não figura entre os 10 maiores consumidores globais da bebida.
Sendo o café uma paixão global, a pergunta que não quer calar é: quais são os países que lideram o consumo dessa adorada bebida?
A International Coffee Organization elaborou um ranking baseado no consumo anual por pessoa, e as revelações foram surpreendentes: a Finlândia lidera o topo da lista, seguida pela Noruega e Islândia, ocupando, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.
Países que mais consomem café no mundo
Finlandeses lideram a lista de consumidores de café no mundo – Imagem: Shutterstock/Reprodução
Confira a lista dos 10 países com maior consumo de café:
- Finlândia
- Noruega
- Islândia
- Dinamarca
- Holanda
- Suécia
- Suíça
- Bélgica
- Luxemburgo
- Canadá
Embora o Brasil não tenha entrado na lista, estudos recentes da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em parceria com o Instituto Axxus destacam mudanças significativas nos hábitos de consumo da bebida entre 2019 e 2023.
A pesquisa revela que 29% dos consumidores ingerem mais de seis xícaras de 50 ml de café diariamente, enquanto 46% consomem de três a cinco xícaras.
O hábito de tomar café ao acordar continua sendo o preferido por 97% dos entrevistados, principalmente pela manhã, com 88% deles optando por esse momento.
O local de consumo do café também passou por transformações. Após o período pandêmico, o local de trabalho retomou a liderança como o principal local de consumo, seguido pelo ambiente doméstico.
Cafeterias, bares e restaurantes vêm em terceiro lugar, e as casas de familiares ou amigos ocupam a quarta posição.
Os motivos para o consumo de café também evoluíram. Enquanto 61% das pessoas buscam a bebida para melhorar o humor e a disposição, 35% veem-na como uma oportunidade de interação social.
Independentemente das mudanças nos hábitos de consumo, o café continua a ser uma paixão global, cativando pessoas em diferentes culturas e continentes, permeando a vida diária de milhões de apreciadores em todo o mundo.