10 filmes que você precisa ver antes do Oscar 2022 (e onde assistí-los)

Separamos a melhor lista de filmes pré-Oscar

Após anunciadas as indicações ao Oscar, talvez, a premiação de cinema mais importante da história do cinema, separamos a lista de filmes que você precisa assistir. Na cerimônia desse ano, contaremos com aqueles filmes cujos lançamentos aconteceram conforme o planejado, mas também, com muitas produções que só ficaram para a edição de 2022 por conta da pandemia, que adiou gravações e datas de estreia. Esse pode ser, por exemplo, o caso de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’.

Leia mais: Diretor Kenneth Branagh bate recordes de indicações no Oscar 2022

Confira abaixo a lista de filmes que estão concorrendo aos prêmios no Oscar desse ano:

Apresentando os Ricardos

Logo que foi anunciado, o drama de Aaron Sorkin não prometia muito, principalmente, pela desconfiança de que não conseguiria capturar a essência de Lucille Ball e Desi Arnaz, duas estrelas do cinema maiores que a própria vida. Apesar disso, os diálogos incríveis ainda mais elevados pela atuação convincente Nicole Kidman e Javier Bardem, que interpretam o casal, protagonizaram “I Love Lucy”, promete muito.

  • O filme pode ser visto na Amazon Prime Video.

Belfast

Até agora, esse é o favorito ao prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2022. O projeto, profundamente pessoal do diretor e roteirista Kenneth Branagh, transcende a narrativa com performances poderosas e uma maestria na direção do filme, que introduz vários elementos autobiográficos do autor. O aplauso da crítica e do público tem sido praticamente unânime.

  • O filme ainda não tem data de estreia definida nos cinemas brasileiros.

No Ritmo do Coração

Um drama extremamente aplaudido nos festivais em que foi apresentado, explora os desafios da deficiência auditiva. Apesar de seu enredo não ter muitas surpresas, a calorosa celebração da resiliência de uma unidade familiar e do amor próprio dão ao filme “No Ritmo do Coração” uma grande chance de levar uma estatueta de ouro pra casa.

  • Chega aos cinemas no dia 23 de Setembro.

Duna

Apesar de ser um ‘blockbuster’, um filme mais comercial, Duna bebe da potência de um clássico de 1984 e já pode ter seu lugar garantido entre os ganhadores do ano. O filme em si não tem nada de excepcional, mas cumpre com maestria aquilo que promete.

  • O filme pode ser visto no Movistar+.

King Richard: Criando Campeãs

Seguindo a tradição de filmes biográficos que vão parar entre os indicados a prêmios no Oscar, esse pode ser o caso de ‘King Richard: Criando Campeãs’, estrelado por Will Smith. O filme consegue a proeza de transcender os clichês rasos de biografias esportivas, dando foco à narrativa e ao roteiro, cheio de nuances.

  • O filme pode ser visto no HBO Max.

Ataque dos Cães

Talvez esse filme seja o que teve maior potencial até agora de entregar à Netflix um Oscar de Melhor Filme. Junto com ‘Belfast’, é um dos preferidos para ganhar como direção (Jane Campion), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Ator Coadjuvante (Kodi Smit-McPhee) e, talvez, Melhor Atriz Coadjuvante (Kirsten Durst). Tudo indica que o filme será o campeão!

  • O filme pode ser visto na Netflix.

A Filha Perdida

O filme é a estreia de Maggie Gyllenhal (conhecida por filmes como “Donnie Darko” e “O Cavaleiro das Trevas”) como diretora e roteirista. O filme deixou muitas boas impressões na crítica e, apesar de ser o primeiro da diretora iniciante, tem o potencial de abrir com chave de ouro essa etapa da carreira de Gyllenhal.

  • O filme pode ser visto na Netflix.

Licorice Pizza

Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista do filme, já foi impressionantemente indicado quatro vezes ao Oscar como melhor diretor e outras duas vezes pelo melhor roteiro, mas não levou o prêmio em nenhuma dessas ocasiões. Talvez, ‘Licorice Pizza’, que foi muito bem avaliado pela crítica, seja o filme que vá fazer Anderson finalmente levar uma estatueta para casa.

  • O filme estreia nos cinemas do Brasil no dia 17 de fevereiro.

Não Olhe Para Cima

Esse filme foi uma das grandes revelações do final do ano de 2021, sendo um dos únicos filmes que não foi ofuscado pela estreia de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’. É possível que o filme ganhe algumas estatuetas, mas a crítica não parece muito segura em relação a isso.

  • O filme pode ser visto na Netflix.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Os mais cinéfilos podem torcer o nariz para esta previsão, já que alguns críticos consideram, até mesmo, que o filme “não é cinema”, como colocado pelo famoso cineasta Martin Scorsese ao se referir aos filmes da Marvel. No entanto, por mais que não seja provável que o longa-metragem leve muitos prêmios para casa, ainda é possível. Não podemos negar que a produção teve, talvez, os melhores efeitos especiais do ano, garantindo sua indicação à categoria. Quando ao roteiro, lhe falta uma certa força na narrativa, mas ainda assim, a presença do mais novo filme da Marvel garante um destaque.

  • O filme ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros.

você pode gostar também