Não erre mais! Estes 10 erros básicos de português DETONAM a sua imagem
Embora haja muitas regras e normas, alguns erros não são muito tolerados quando cometidos. Veja quais são eles e saiba como evitá-los.
Na língua portuguesa, existem muitas regras gramaticais, por isso alguns erros podem reduzir a nossa credibilidade perante outras pessoas.
Esse ponto fica ainda mais grave quando a comunicação escrita é feita por meio das redes sociais e os erros ficam expostos para todos que possam identificá-los.
Acompanhe a leitura e confira alguns erros comuns de português! Aproveite para descobrir as maneiras corretas e procurar evitá-los em suas interações sociais.
10 erros gramaticais simples e evitáveis
Confira as regras gramaticais usuais listadas a seguir.
1. Há/à
O “há” vem do verbo “haver” ou “existir”. Exemplo de uso: “Há muitas opções de filmes em cartaz”.
Já o “à”, sem “h”, trata-se da contração da preposição “a” com o artigo definido no feminino singular “a”. Exemplo: “Fui à exposição”.
2. Ir de encontro/ir ao encontro de
Nessa frase, a troca do “de” pelo “ao” pode mudar completamente o sentido desejado. O “ir de encontro” indica oposição, enquanto o “ir ao encontro de” indica semelhança.
Então, quando quiser concordar com alguma ideia, deve-se usar: “Esperamos que essa ideia vá ao encontro dos seus planos”.
3. Há dois anos atrás/Na minha opinião pessoal
Nesses dois casos, há redundância, a qual que não é bem-vista na norma-padrão da língua portuguesa. Assim, prefira usar frases mais simples nesses casos, como “Há dois anos” ou “Na minha opinião”.
4. ‘Ciclo’ vicioso
A forma correta dessa expressão é “círculo vicioso”, e não “ciclo”.
5. Tivesse/estivesse
O uso do “tivesse” deve ser aplicado com o sentido do verbo “ter”, já “estivesse” é uma conjugação do verbo “estar”. Exemplos: “Se você tivesse tempo, ajudaria”/”Se estivesse no Brasil, você viria à minha festa”.
6. Gratuítamente/gratuitamente
Esse é um erro comum! Lembre-se de que os advérbios com o final “-mente” não recebem acento.
7. ás/às
O “ás” com acento agudo é usado apenas para o universo do jogo (ás de espadas) ou quando se refere a alguém bom em determinada atividade. Ao se tratar de horas, espaço ou tempo, o acento deve ser o grave: “à”.
8. Contatos/Contactos
O “c” não é pronunciado na palavra e, além da sua presença parecer esquisita, a escrita é incorreta.
9. Fãn
Quando existe a presença do “n”, sem o acento, a palavra está em inglês. No português, a escrita correta é “fãs”.
10. Fala-se/Falasse
Por fim, a primeira forma de escrita, “fala-se”, é a maneira do presente do indicativo sobre uma ação real. Exemplo: “Atualmente, fala-se muito sobre igualdade de gênero”.
Já “falasse” é o imperfeito do conjuntivo e indica uma ação provável. Exemplo: “Gostaria que falasse um pouco mais sobre o mercado de trabalho”.
Com essas dicas, agora ficou fácil evitar esses desvios muito comuns do nosso idioma, não é mesmo?