10 características típicas de pessoas manipuladoras; conhece alguém assim?

Existem alguns sinais que você pode identificar em uma pessoa manipuladora, veja!

Você já conheceu alguma pessoa que, inicialmente, parecia muito encantadora, mas que, com o passar do tempo, foi mostrando um lado muito mais sombrio? Essa é uma das principais características de pessoas manipuladoras.

É um grande desafio identificá-las, mas existem alguns traços que você pode perceber em uma pessoa com personalidade manipuladora.

Quer saber quais são? A seguir, nós separamos 10 sinais que indicam isso, de acordo com a Hack Spirit.

10 principais características de pessoas manipuladoras

Dicas de como identificar as principais características de pessoas manipuladoras
Foto: Victor Moussa/Shutterstock

1. Tentam controlar tudo

Quando tudo está indo de acordo com as expectativas das pessoas manipuladoras, elas parecem estar bem e tranquilas.

No entanto, quando as coisas não saem como planejado para essas pessoas, elas tendem a adotar comportamentos controladores sobre os outros, como coerção e intimidação.

Elas podem até recorrer ao terror psicológico, explorando suas vulnerabilidades para alcançar seus objetivos.

2. Só se preocupam consigo mesmas

É importante observar como as pessoas tratam os outros ao seu redor. Como elas se comportam com aqueles que estão prestando algum tipo de serviço a elas? Elas demonstram preocupação com os sentimentos alheios?

Essas são questões essenciais a serem consideradas. Se essa pessoa trata você bem, mas não trata os outros com respeito, isso pode ser um indício de que ela não é uma pessoa verdadeiramente amável ou justa. Só está te tratando bem porque você ainda pode oferecer algo a ela.

3. Para o manipulador, a culpa é sempre dos outros

Quando as pessoas manipuladoras cometem erros, elas fazem todo o possível para evitar ser responsabilizadas, sempre procurando transferir a culpa para terceiros.

Em vez de assumirem a responsabilidade pelos seus próprios erros, elas buscam atribuir a culpa a outras pessoas, às circunstâncias da vida ou até mesmo a outros fatores. Por isso, uma das principais características de pessoas manipuladoras é nunca pedir perdão ou fazê-lo com falsidade!

4. Eles são charmosos

É importante ficar desconfiado quando alguém te elogia em excesso. Os manipuladores são mestres nessa arte. Por meio do seu charme, eles procuram identificar os pontos fracos de uma pessoa, a fim de derrubar barreiras emocionais e usar isso em seu próprio benefício.

5. Eles mentem 

Certamente, nenhuma pessoa é perfeita, mas se você conhece alguém que mente constantemente, corra! Não se torne um seguidor cego.

Quando você perceber alguém mentindo ou manipulando a verdade, considere isso como um grande sinal de que ela é uma pessoa manipuladora no geral.

6. Usam seus sentimentos pra conseguir algo de você

A famosa chantagem emocional! Os manipuladores têm a consciência de que a culpa é uma arma e que pode ser utilizada para que eles consigam o que querem com você.

Por isso, pessoas manipuladoras vão te elogiar muito, como dissemos anteriormente, e depois usar os seus sentimentos para conseguir algo que querem, ativando seu sentimento de culpa. Ela é utilizada pelo manipulador o tempo todo.

7. São gaslighters 

Gaslighting é uma forma sutil de controle, quando a pessoa faz com que você acredite que seus medos e preocupações não existem ou são besteira sua.

A pessoa manipuladora usa essa técnica para confundir você, fazer você questionar sua realidade e, por vezes, acaba até mesmo minando a sua autoconfiança. Tudo em benefício próprio, é claro.

8. Manipuladores são sempre a vítima 

Os manipuladores são profissionais em se fazer de vítima.

Pense nesse cenário: você é sempre menosprezado com comentários maldosos ou até mesmo com insinuações sutis. No momento em que você reage e tenta se defender contra esses abusos verbais, a pessoa imediatamente assume o papel de vítima, inofensiva e indefesa.

Nessa situação, você acaba se sentindo culpado (lembre-se dos pontos anteriores, em que falamos do uso da culpa) e, muitas vezes, até pede desculpa, mesmo não sendo você que teve um comportamento abusivo.

9. Tentam te isolar

É normal que pessoas manipuladoras tentem te isolar de outras pessoas devido à sua necessidade de controlar tudo o tempo todo.

Essa pessoa realmente não deseja que você possua outros relacionamentos, visto que outras pessoas podem te influenciar a ficar longe deles e questionar as ações do manipulador.

Logo, das principais características de pessoas manipuladoras, te isolar de sua família e dos seus amigos é um forte sinal de que você está se relacionando com uma pessoa assim.

Saiba que os sentimentos que ela diz ter por você não são genuínos. Na verdade, tudo faz parte do plano dessa pessoa!

10. A ação do manipulador impacta sua vida e seu trabalho 

Infelizmente, quando somos manipulados, isso pode impactar de maneira negativa na nossa moral e na autoestima. Essa manipulação pode drenar nossa energia e até mesmo prejudicar nossa carreira profissional, relacionamentos e vida social.

Por isso, é de extrema importância assumir o controle da sua vida e se tornar a sua melhor versão. Para lidar com uma pessoa manipuladora é necessário estabelecer limites, diminuir ou até mesmo cortar o contato, sempre que possível.

Também é importante cuidar de de si, retomar a sua autoestima, sua autoconfiança e busca apoio não só da família e amigos, mas de profissionais de saúde mental, para que seja possível superar essa experiência tão difícil.

Em suma, é válido ressaltar que não faltam pessoas manipuladoras no mundo. Se você é vitima dessas artimanhas, saiba que você não está sozinho.

Após decifrar os padrões de comportamento das pessoas manipuladoras, a nebulosidade se dissipa, revelando uma clareza radiante que torna as coisas mais fáceis de lidar.

É sempre importante manter em mente que a chave inicial da mudança é a aceitação. Em seguida, é possível dar início à ação. Desvincule-se de relacionamentos que te aprisionam se prepare para alçar um voo com destino à libertação.

Por fim, quando mais de um amigo ou familiar apontar que uma pessoa com quem você tem um relacionamento (romântico, profissional ou pessoal de qualquer espécie) está te manipulando, não menospreze este alerta!

você pode gostar também