Nintendo descobre quem pirateou ‘Zelda’ pega responsável de surpresa
Jogador responsável pela infração foi surpreendido em sua própria residência.
Não é de hoje que a pirataria circula pela internet em fóruns da deep web ou até em sites abertos. Assim como outros crimes, qualquer método de disponibilização de conteúdo sem autorização ou produção de cópias ilegítimas é passível a condenação.
Mesmo assim, diversas produtoras ainda são vítimas da prática ilegal. A pirataria se estende para quase todas as indústrias, inclusive o mercado dos jogos. E a vítima mais recente foi a gigante dos games, a Nintendo, que teve o lançamento do seu novo “Zelda” pirateado e divulgado ilegalmente.
No entanto, a produtora já está conseguindo resolver esses problemas com algumas medidas que surpreenderam até mesmo o responsável por piratear o game. Confira!
Nintendo descobre pirataria do novo ‘Zelda’ e surpreende criminoso
Após o vazamento do lançamento da Nintendo, “The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom”, diversos jogadores já estavam fazendo até mesmo gameplays e baixando o jogo ilegalmente.
As cópias do título completo foram disponibilizadas para download ilícito, ma a empresa conseguiu retirar a maioria dos vídeos do ar, com processos de direitos autorais.
Além disso, a Nintendo ainda conseguiu desmascarar o jogador que pirateou sua produção, revelando até mesmo os detalhes usados pelo usuário na instalação.
Esse fato surpreendeu RevolutionaryToe6738, usuário do Reddit e responsável por piratear o novo “Zelda”. Por isso, o então exposto decidiu postar em sua rede a carta de seu provedor de internet com o aviso de violação de direitos autorais:
“Mano, wtf. A Nintendo descobriu isso de alguma forma? Eles sabem exatamente como eu fiz isso também.”
Comentou ele, perplexo com a quantidade de informações expostas. Confira a publicação original:
Bruh wtf. Did Nintendo somehow find out? They know the exact means of how I did it too wtf
by u/RevolutionaryToe6738 in SwitchPirates
Como a Nintendo descobriu?
A gigante japonesa trabalhou com a colaboração do provedor de internet do jogador, Comcast Business Internet, para adquirir as informações do ato criminoso contra o novo “Zelda”, como o método de download e até o ID do computador.
Através de uma carta ao usuário, o fornecedor de rede explica:
“Recebemos uma mensagem de um proprietário de direitos autorais ou seu agente autorizado relatando uma suposta violação de direitos autorais de um ou mais de seus trabalhos protegidos cometidos por meio de nosso serviço Comcast Business Internet.”
Certamente, RevolutionaryToe6738 vai pensar duas vezes antes de cometer outra infração deste tipo.