Youtuber cria Universo inteiro em 'Minecraft' e explica etapas
Em uma entrevista a um renomado jornal internacional, o youtuber explicou seu processo de criação do Universo inteiro no jogo 'Minecraft'. Quanto tempo será que isso demorou?
Markus ‘Notch’ Persson é um visionário programador de jogos sueco que tem se destacado ultimamente.
Quando o programador colocou o modo Criativo no ‘Minecraft‘, provavelmente não imaginava que alguém usaria o videogame para construir um universo inteiro.
E, neste caso, estamos falando de um universo complexo, que abrange nebulosas, galáxias e até mesmo um buraco negro!
Quando tinha apenas 18 anos, Christopher Slayton dedicou-se a um projeto épico que o levou a trabalhar incansavelmente por mais de um mês para montar o cosmos usando os cubos virtuais do jogo.
Universo inteiro é recriado no ‘Minecraft’
Recentemente formado no Ensino Médio, Slayton documentou meticulosamente toda a sua experiência em vídeo e compartilhou o processo em seu canal do YouTube.
O canal, que é o ‘ChrisDaCow’, já conquistou mais de 18 milhões de visualizações.
Em meio a tanto sucesso, Slayton foi convidado para uma entrevista com o jornal ‘The New York Times’. Além disso, sua criação chamou a atenção nas redes sociais, incluindo o X, o antigo Twitter.
Sendo assim, ele revelou que durante o intenso processo de construção, que durou um mês e meio para concluir a versão em ‘Minecraft’ e mais duas semanas para criar um vídeo detalhado do processo, ele adquiriu uma nova apreciação pela beleza do universo.
Mas então, se antes ele não tinha tamanha admiração pelo espaço, de onde surgiu a ideia de construir um universo em ‘Minecraft’?
Quanto a isso, o jovem relevou que a inspiração para tamanha construção veio de uma experiência de salto de paraquedas.
Etapas de criação explicadas
Nesse evento de sua vida, Slayton buscava apreciar a beleza da Terra em sua plenitude. Portanto, em seu processo de criação do universo no jogo, ele usou um globo como referência para medir as localizações de cada continente.
A partir disso, os dados em escala foram inseridos em ‘Minecraft’. Em seguida, fez o mesmo com cada planeta do sistema solar, utilizando fotos de atlas planetários.
Para garantir precisão nas proporções, Slayton teve que relembrar conceitos matemáticos há muito esquecidos. Ao longo dos dias, a partir dos recursos de ‘Minecraft’, ele recriou o Sol.
Nossa estrela ficou completa com flares solares. Ele ainda fez questão de observar conjuntos reais de estrelas, gás, poeira cósmica e planetas para replicá-los.
Jovem viraliza ao criar Universo completo em Minecraft – Imagem: Reprodução
Até mesmo a inspiração para simular um buraco negro veio do filme ‘Interestelar’. Desde que publicou a primeira versão da criação do universo em outubro de 2022, o canal de Chris Da Cow saltou de 25 mil inscritos para 1,03 milhão.
Além disso, Slayton oferece acesso aos segredos de suas construções, incluindo o Universo, através de uma mensalidade de R$ 57,50 em sua página no Patreon.
Entretenimento e ferramenta educacional ao mesmo tempo
Quando soube desse feito, o engenheiro mecânico B. Reeja Jayan, da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, enfatizou à Smithsonian Magazine que ‘Minecraft‘ não é apenas um passatempo, mas uma ferramenta educacional valiosa.
Ele destaca que o jogo é fácil para as crianças aprenderem a jogar, ao mesmo tempo em que é adaptado para ensinar conceitos científicos avançados a quem se interessa pelo assunto.