Xbox aposta em IA para revolucionar criação de personagens em games
Parceria entre Xbox e Inworld AI pretende transformar a criação de NPCs em jogos por meio de inteligência artificial avançada.
A indústria de jogos está prestes a experimentar uma evolução significativa com o anúncio da parceria entre a Microsoft e a Inworld AI.
Essa colaboração promete transformar a maneira como os personagens são criados nos estúdios do Xbox, utilizando inteligência artificial para gerar NPCs.
A iniciativa foi anunciada na segunda-feira (6) e já gera expectativa no setor.
Inovação com inteligência artificial no Xbox
A integração das competências da Inworld AI na criação de personagens com modelos de IA generativos, aliada às soluções de ponta da Microsoft, como o Azure OpenAI Service, e aos conhecimentos técnicos da Microsoft Research, destina-se a impulsionar a inovação no desenvolvimento de jogos.
Imagem: Inworld AI/Reprodução
Haiyan Zhang, gerente geral de IA em jogos no Xbox, destacou a fusão dessas expertises com a visão da equipe Xbox, que busca democratizar as ferramentas de criação para desenvolvedores ao redor do mundo.
Com esse movimento estratégico, a Microsoft planeja disponibilizar um conjunto de ferramentas que permitirá a criação de diálogos, enredos e elementos mais complexos para personagens alimentados por IA.
Esse kit de recursos inclui não só um assistente virtual para a concepção de figuras interativas, mas também mecanismos para integrá-los aos jogos.
A visão da Microsoft é clara: disponibilizar recursos que facilitem para os criadores de jogos a materialização de suas ideias, incentivando a inovação e aprimorando a experiência de jogo.
Zhang ressaltou o compromisso da empresa em auxiliar os desenvolvedores a expandirem os horizontes dos jogos atuais, melhorando a jogabilidade e a conexão entre os jogadores.
A IA da Inworld é capaz de gerar vozes e animações, incluindo controles de segurança para evitar que as histórias saiam do controle.
Além disso, desenvolveu diversas APIs para suportar diferentes tipos de motores de jogos utilizados pelos desenvolvedores.
Com isso, podemos esperar que os futuros jogos incluam conteúdo pré-gerado pela IA durante o desenvolvimento e incorporado aos títulos, além de conteúdo criado dinamicamente pelos grandes modelos de linguagem conforme necessário e conforme o código do jogo e os fabricantes exigirem.