{"id":204791,"date":"2024-04-13T15:01:16","date_gmt":"2024-04-13T18:01:16","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/?p=204791"},"modified":"2024-04-13T15:00:24","modified_gmt":"2024-04-13T18:00:24","slug":"adeus-pesquisa-gratuita-google-pode-cobrar-por-busca-com-ia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/adeus-pesquisa-gratuita-google-pode-cobrar-por-busca-com-ia\/","title":{"rendered":"Adeus, pesquisa gratuita? Google pode cobrar por busca com IA"},"content":{"rendered":"
O Google<\/b><\/a>, conhecido por sua filosofia de oferecer servi\u00e7os gratuitos financiados por publicidade, est\u00e1 considerando uma mudan\u00e7a radical em sua plataforma de buscas.<\/p>\n A empresa tem considerado cobrar por recursos de pesquisa com intelig\u00eancia artificial<\/b> (IA) generativa como parte de suas assinaturas premium.<\/p>\n Essa estrat\u00e9gia representa a maior transforma\u00e7\u00e3o no modelo de neg\u00f3cios de busca da empresa at\u00e9 hoje, sinalizando uma adapta\u00e7\u00e3o \u00e0 tecnologia que amea\u00e7a seu modelo baseado em publicidade, especialmente ap\u00f3s o lan\u00e7amento do ChatGPT<\/a><\/b>.<\/p>\n Desde novembro de 2022, com a chegada do ChatGPT da OpenAI, o Google vem correndo contra o tempo para responder \u00e0 amea\u00e7a competitiva representada pelo popular chatbot. <\/p>\n O ChatGPT<\/b><\/a>, capaz de fornecer respostas r\u00e1pidas e completas, colocou em xeque a efic\u00e1cia do modelo tradicional de busca do Google, que se baseia em uma lista de links e an\u00fancios lucrativos. <\/p>\n Em maio do ano passado, o Google iniciou testes de um servi\u00e7o de busca alimentado por IA, que oferece respostas mais detalhadas \u00e0s consultas dos usu\u00e1rios, mantendo a apresenta\u00e7\u00e3o de links e publicidades. <\/p>\n Implementar resultados de busca potencializados por IA representa um custo significativamente maior para o Google<\/a><\/b> em compara\u00e7\u00e3o com suas respostas tradicionais.<\/p>\n <\/p>\n Google pode cobrar por pesquisas com intelig\u00eancia artificial – Imagem: Firmbee.com\/Pexels A tecnologia de IA generativa demanda uma quantidade muito maior de recursos computacionais. <\/p>\n Atualmente, o acesso a esses recursos avan\u00e7ados de busca por IA est\u00e1 limitado a um grupo seleto de usu\u00e1rios, incluindo alguns assinantes do Google One, que oferece benef\u00edcios como armazenamento extra na nuvem por uma taxa mensal.<\/p>\n A transi\u00e7\u00e3o para um modelo de assinatura para recursos de busca melhorados coloca o Google diante de um dilema: como abra\u00e7ar as inova\u00e7\u00f5es em IA mantendo seu principal motor de lucros, a publicidade<\/a><\/b>. <\/p>\n O Google relatou $175 bilh\u00f5es em receita de sua busca e an\u00fancios relacionados no \u00faltimo ano, representando mais da metade de suas vendas totais. <\/p>\n A introdu\u00e7\u00e3o de um tier premium no Google One para usu\u00e1rios interessados no chatbot Gemini mais avan\u00e7ado mostra o caminho que a empresa est\u00e1 trilhando. <\/p>\n Ainda n\u00e3o est\u00e1 claro como o Google integrar\u00e1 a busca alimentada por IA<\/b><\/a> <\/b>em seus servi\u00e7os pagos, que oferecem diferentes faixas de pre\u00e7os, nem quando essa oferta estar\u00e1 pronta para ser lan\u00e7ada.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Google cogita cobrar por recursos de pesquisa com intelig\u00eancia artificial. Descubra o que isso significa para voc\u00ea e para o futuro das buscas.<\/p>\n","protected":false},"author":36,"featured_media":204612,"comment_status":"closed","ping_status":"","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[71],"tags":[953,3122],"yoast_head":"\nBusca com intelig\u00eancia artificial poder\u00e1 ser paga <\/h3>\n
<\/i><\/p>\n