{"id":183422,"date":"2023-11-28T17:00:06","date_gmt":"2023-11-28T20:00:06","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/procon-revela-quais-foram-os-principais-problemas-da-black-friday-2023\/"},"modified":"2023-11-28T17:00:09","modified_gmt":"2023-11-28T20:00:09","slug":"procon-revela-quais-foram-os-principais-problemas-da-black-friday-2023","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/procon-revela-quais-foram-os-principais-problemas-da-black-friday-2023\/","title":{"rendered":"Procon revela quais foram os principais problemas da Black Friday 2023"},"content":{"rendered":"
No rescaldo da Black Friday<\/a><\/b> de 2023, cujo dia crucial ocorreu na \u00faltima sexta-feira (24), o Procon de S\u00e3o Paulo divulgou um panorama inicial dos principais problemas enfrentados pelos consumidores durante o aguardado evento de descontos. <\/p>\n Essa divulga\u00e7\u00e3o trouxe \u00e0 luz uma an\u00e1lise cr\u00edtica das experi\u00eancias vivenciadas pelos compradores em uma jornada repleta de promo\u00e7\u00f5es.<\/p>\n No relat\u00f3rio preliminar divulgado no \u00faltimo s\u00e1bado (25), destacam-se os obst\u00e1culos mais comuns enfrentados pelos brasileiros durante o evento de descontos.<\/p>\n De acordo com as informa\u00e7\u00f5es reunidas pela Funda\u00e7\u00e3o Procon<\/a><\/b>, a n\u00e3o entrega ou a demora na mesma emergiu como o inconveniente mais frequente, totalizando 363 reclama\u00e7\u00f5es, o que totaliza 36,05% do total.<\/p>\n Logo em seguida, a “maquiagem de desconto”, que se refere a redu\u00e7\u00f5es de pre\u00e7o fict\u00edcias, gerou 150 reclama\u00e7\u00f5es, correspondendo a 14,90% das manifesta\u00e7\u00f5es, seguida de perto pela altera\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o ao finalizar a compra, com 12,81%.<\/p>\n Embora esses tenham sido os obst\u00e1culos mais relatados, outras quest\u00f5es tamb\u00e9m emergiram, como pedidos cancelados ap\u00f3s a finaliza\u00e7\u00e3o da compra<\/a><\/b>, representando 11,72%, e produtos ou servi\u00e7os entregues de maneira diferente, incompleta ou danificada, constituindo 8,54% das den\u00fancias recebidas pelo \u00f3rg\u00e3o de prote\u00e7\u00e3o.<\/p>\n <\/p>\n Levantamento das principais reclama\u00e7\u00f5es durante a Black Friday 2023. – Imagem: Procon\/Reprodu\u00e7\u00e3o<\/i><\/p>\n Al\u00e9m disso, o Procon-SP elencou as empresas que foram mais alvos de reclama\u00e7\u00f5es at\u00e9 o meio-dia do dia 25 de novembro. <\/p>\nProblemas mais comuns na Black Friday 2023<\/h3>\n