{"id":172056,"date":"2023-09-27T14:17:05","date_gmt":"2023-09-27T17:17:05","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/novas-pesquisas-sugerem-que-este-game-e-um-aliado-da-saude-mental\/"},"modified":"2023-09-27T14:20:23","modified_gmt":"2023-09-27T17:20:23","slug":"novas-pesquisas-sugerem-que-este-game-e-um-aliado-da-saude-mental","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/novas-pesquisas-sugerem-que-este-game-e-um-aliado-da-saude-mental\/","title":{"rendered":"Novas pesquisas sugerem que ESTE game \u00e9 um aliado da sa\u00fade mental"},"content":{"rendered":"
Voc\u00ea provavelmente j\u00e1 ouviu falar ou at\u00e9 mesmo j\u00e1 jogou Tetris, afinal, esse \u00e9 um dos videogames<\/b><\/a> mais populares globalmente, sendo at\u00e9 mesmo tema de filmes e s\u00e9ries. No entanto, esse querido jogo digital dos anos de 1980 tamb\u00e9m apresenta benef\u00edcios potenciais para a sa\u00fade mental.<\/p>\n Recentemente, muitos psic\u00f3logos come\u00e7aram a investigar se o ato de jogar Tetris pode desempenhar um papel na redu\u00e7\u00e3o do n\u00famero de flashbacks ou mem\u00f3rias intrusivas que podem surgir ap\u00f3s experi\u00eancias traum\u00e1ticas, como agress\u00e3o sexual, acidentes de carro, situa\u00e7\u00f5es de combate, desastres naturais ou at\u00e9 partos dif\u00edceis.<\/p>\n Aproximadamente 70% da popula\u00e7\u00e3o j\u00e1 vivenciou alguma forma de experi\u00eancia traum\u00e1tica ao longo de suas vidas. No entanto, apenas uma parcela reduzida, cerca de 4% dessas pessoas, desenvolver\u00e1 o Transtorno de Estresse P\u00f3s-Traum\u00e1tico (TEPT), uma condi\u00e7\u00e3o psicol\u00f3gica diagnostic\u00e1vel que engloba uma variedade de sintomas<\/b><\/a>, que v\u00e3o desde dist\u00farbios do sono at\u00e9 comportamentos autodestrutivos.<\/p>\n Independentemente de o trauma levar ao desenvolvimento completo do Transtorno de Estresse P\u00f3s-Traum\u00e1tico (TEPT) ou n\u00e3o, \u00e9 importante notar que mem\u00f3rias dolorosas podem ressurgir de forma s\u00fabita e sem aviso pr\u00e9vio. <\/p>\n Os flashbacks n\u00e3o apenas provocam ang\u00fastia emocional, mas tamb\u00e9m podem interferir na capacidade de concentra\u00e7\u00e3o, acarretando poss\u00edveis problemas no desempenho pessoal de cada um no trabalho ou na escola. Essas mem\u00f3rias intrusivas muitas vezes se manifestam como imagens ou pequenos filmes que involuntariamente se reproduzem em nossa mente.<\/p>\n Nesse contexto, a psic\u00f3loga e professora de psicologia no Instituto Karolinska e na Universidade de Uppsala, na Su\u00e9cia, Emily Holmes explorou a possibilidade de diminuir a frequ\u00eancia de flashbacks em indiv\u00edduos proporcionando a seus c\u00e9rebros uma imagem concorrente na qual se concentrar logo ap\u00f3s terem vivenciado uma experi\u00eancia<\/b><\/a> traum\u00e1tica, enquanto suas mem\u00f3rias ainda estavam em processo de forma\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A mem\u00f3ria dolorosa ainda permaneceria, por\u00e9m, n\u00e3o se manifestaria com a mesma frequ\u00eancia. <\/p>\n \u201cA mente humana n\u00e3o \u00e9 como uma c\u00e2mera de v\u00eddeo: ela n\u00e3o registra imediatamente tudo o que vivenciamos\u201d, explica Holmes.<\/p><\/blockquote>\n Ela continua:<\/p>\n “Na verdade, leva algum tempo, possivelmente horas, at\u00e9 que uma mem\u00f3ria se solidifique na mente. O que nos interessava era: h\u00e1 algo que possamos fazer enquanto a mem\u00f3ria ainda est\u00e1 se solidificando que a ajude a n\u00e3o se tornar um flashback?”<\/p><\/blockquote>\n <\/p>\n Imagem: @doomu\/Freepik<\/p>\n Emily e sua equipe<\/b><\/a> iniciaram a realiza\u00e7\u00e3o de uma s\u00e9rie de tarefas visuoespaciais que englobavam a cria\u00e7\u00e3o ou a manipula\u00e7\u00e3o de imagens na mente, como, por exemplo, visualizar uma constela\u00e7\u00e3o ou elaborar um padr\u00e3o complexo. <\/p>\n Em certo momento, um estudante sugeriu a ideia de experimentar um videogame, e Tetris rapidamente se destacou como a escolha \u00f3bvia.<\/p>\n \u201cEnvolve cores, espa\u00e7o porque voc\u00ea tem que mover blocos para completar linhas e, acima de tudo, exige que voc\u00ea gire as formas em sua mente.\u201d […] “Voc\u00ea realmente precisa usar suas habilidades de imagens mentais porque est\u00e1 tentando encaixar os blocos no lugar certo”, diz Holmes.<\/p><\/blockquote>\n Eles iniciaram os experimentos com Tetris, primeiro, realizando testes no ambiente controlado do laborat\u00f3rio, exibindo a participantes um filme traum\u00e1tico, e, posteriormente, em situa\u00e7\u00f5es do mundo real, interagindo com indiv\u00edduos nas salas de emerg\u00eancia de hospitais que haviam acabado de sofrer acidentes de carro.<\/p>\n Em ambos os cen\u00e1rios, as pessoas que participaram de sess\u00f5es de jogo de Tetris nas horas subsequentes ao trauma experimentaram uma redu\u00e7\u00e3o significativa na ocorr\u00eancia de flashbacks durante a semana<\/b><\/a> seguinte em compara\u00e7\u00e3o com aquelas que n\u00e3o o fizeram (com uma diminui\u00e7\u00e3o de 58% no estudo do filme e de 62% no estudo dos acidentes de carro).<\/p>\n Diante dos resultados promissores dessa abordagem proativa e preventiva, Emily Holmes descreve que, como uma “vacina cognitiva”, eles direcionaram seu foco para mem\u00f3rias j\u00e1 consolidadas.<\/p>\n \u201cA realidade \u00e9 que n\u00e3o conseguiremos chegar \u00e0 maioria das pessoas poucas horas ap\u00f3s um evento traum\u00e1tico. […] As pessoas podem ter mem\u00f3rias intrusivas durante anos ou d\u00e9cadas, por isso \u00e9 evidente que temos de fazer algo em rela\u00e7\u00e3o a essas mem\u00f3rias mais antigas.”<\/p><\/blockquote>\n Em um estudo conduzido pela equipe, indiv\u00edduos que estavam recebendo tratamento para o Transtorno de Estresse P\u00f3s-Traum\u00e1tico (TEPT) foram solicitados a focar em uma mem\u00f3ria espec\u00edfica enquanto jogavam Tetris por 25 minutos a cada semana durante v\u00e1rias semanas. <\/p>\n Ao final do experimento, os participantes relataram uma impressionante redu\u00e7\u00e3o de 64% na recorr\u00eancia da mem\u00f3ria espec\u00edfica em que se concentraram, al\u00e9m de uma diminui\u00e7\u00e3o de 11% na frequ\u00eancia das mem\u00f3rias em que n\u00e3o haviam se concentrado.<\/p>\n Em um estudo<\/b><\/a> adicional, a equipe trabalhou com enfermeiros de unidades de cuidados intensivos que haviam desenvolvido mem\u00f3rias intrusivas, algumas das quais j\u00e1 estavam presentes h\u00e1 mais de tr\u00eas meses, relacionadas a eventos traum\u00e1ticos durante a pandemia de covid-19.<\/p>\n Ap\u00f3s um per\u00edodo de quatro semanas, as enfermeiras que participaram das sess\u00f5es de jogo de Tetris registraram apenas um d\u00e9cimo do n\u00famero de mem\u00f3rias intrusivas em compara\u00e7\u00e3o com aquelas que n\u00e3o jogaram. <\/p>\n Al\u00e9m disso, elas relataram melhorias significativas em outros sintomas, incluindo ins\u00f4nia, ansiedade e depress\u00e3o. De maneira geral, as enfermeiras que participaram desse jogo<\/b><\/a> experimentaram uma impressionante redu\u00e7\u00e3o de 73% a 78% na ocorr\u00eancia de flashbacks.<\/p>\n Conforme observado por Holmes, o Tetris provavelmente n\u00e3o tem caracter\u00edsticas especiais \u00fanicas nesse contexto. Ela suspeita de que qualquer tarefa que exija altas habilidades visuoespaciais, como desenhar, montar um quebra-cabe\u00e7a ou criar um mosaico, poderia alcan\u00e7ar resultados semelhantes. <\/p>\n No entanto, tarefas que envolvem distra\u00e7\u00e3o verbal, como resolver palavras-cruzadas ou ler, provavelmente n\u00e3o teriam o mesmo efeito positivo.<\/p>\n <\/p>\n Imagem: Cottonbro studio\/Pexels<\/p>\n Nos experimentos conduzidos pelos pesquisadores, n\u00e3o \u00e9 simplesmente entregue um Game Boy aos participantes com a instru\u00e7\u00e3o de come\u00e7ar a jogar Tetris. Em vez disso, eles seguem um procedimento mais espec\u00edfico. Primeiramente, solicitam aos participantes que recordem um fragmento de uma experi\u00eancia desagrad\u00e1vel, denominada “ponto quente”. <\/p>\n Em seguida, durante o jogo, instruem os participantes<\/b><\/a> a realizar mentalmente rota\u00e7\u00f5es das formas geom\u00e9tricas, conhecidas como tetromin\u00f3s, antes de posicion\u00e1-las no campo de jogo.<\/p>\n Al\u00e9m disso, os pesquisadores asseguram que os participantes joguem Tetris por um per\u00edodo de tempo adequado, normalmente variando entre 10 e 20 minutos. At\u00e9 o momento, todo o seu trabalho tem se fundamentado nesse procedimento, que os investigadores acreditam ser crucial para alcan\u00e7ar os resultados desejados.<\/p>\n \u201cHistoricamente, as mem\u00f3rias intrusivas de trauma s\u00e3o muito dif\u00edceis de lidar porque ficam na mente por uma raz\u00e3o: o c\u00e9rebro est\u00e1 em alerta vermelho e tentando mant\u00ea-lo seguro.\u201d <\/p><\/blockquote>\n “Essas s\u00e3o coisas muito dif\u00edceis de alterar. Ent\u00e3o, se voc\u00ea apenas jogar, isso pode ajudar a distra\u00ed-lo ou reduzir o sofrimento, mas pode n\u00e3o ajudar a evitar que flashbacks voltem no futuro”, diz Holmes.<\/p><\/blockquote>\n No entanto, \u00e9 importante ressaltar que jogar Tetris por conta pr\u00f3pria, sem seguir o procedimento de pesquisa espec\u00edfico, provavelmente n\u00e3o causar\u00e1 danos e pode, de fato, auxiliar no al\u00edvio de sentimentos de ansiedade ou hiperexcita\u00e7\u00e3o, como recomendado pela terapeuta canadense Morgan Pomells a seus clientes.<\/p>\n Ela n\u00e3o incorpora o uso de Tetris diretamente nas sess\u00f5es de terapia, mas sugere a considera\u00e7\u00e3o desse jogo como uma op\u00e7\u00e3o vi\u00e1vel para lidar com situa\u00e7\u00f5es em que mem\u00f3rias ou imagens<\/b><\/a> mentais angustiantes surgem durante a vida cotidiana. “\u00c9 uma das ferramentas dispon\u00edveis na caixa de ferramentas”, como ela descreve.<\/p>\n “Muitas pessoas acham isso muito \u00fatil. Especialmente as pessoas que t\u00eam um elemento muito visual em alguns dos sintomas que experimentam , recorrendo ao Tetris e sendo capazes de realmente mergulhar naquele jogo, mesmo que seja apenas por alguns minutos, permite que eles se sintam um pouco mais seguros e acalma suas mentes. E, quando voltam \u00e0 superf\u00edcie, ficam mais calmos e s\u00e3o capazes de avaliar o que est\u00e1 ao seu redor”, esclarece Pomells.<\/p><\/blockquote>\n No entanto, Pomells adverte que Tetris ou qualquer outra ferramenta de enfrentamento n\u00e3o deve substituir a busca por consulta com um terapeuta. Holmes concorda com essa perspectiva, enfatizando que pessoas que enfrentam flashbacks devem inicialmente buscar tratamento baseado em evid\u00eancias de profissionais<\/b><\/a> de sa\u00fade. <\/p>\n Embora o Tetris possa eventualmente se tornar uma forma de tratamento baseado em evid\u00eancias, neste momento, os pesquisadores ainda est\u00e3o nos est\u00e1gios iniciais de coleta de evid\u00eancias cl\u00ednicas.<\/p>\n \u201c\u00c9 mais uma jornada de curiosidade\u201d, diz Holmes.<\/p><\/blockquote>\nPor que Tetris \u00e9 chamado de ‘vacina cognitiva’?<\/h3>\n
Tetris como ferramenta de enfrentamento<\/h3>\n