{"id":172009,"date":"2023-09-27T11:19:05","date_gmt":"2023-09-27T14:19:05","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/entenda-por-que-carros-eletricos-importados-devem-ficar-mais-caros-no-brasil\/"},"modified":"2023-09-27T11:20:09","modified_gmt":"2023-09-27T14:20:09","slug":"entenda-por-que-carros-eletricos-importados-devem-ficar-mais-caros-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/entenda-por-que-carros-eletricos-importados-devem-ficar-mais-caros-no-brasil\/","title":{"rendered":"Entenda por que carros el\u00e9tricos importados devem ficar mais caros no Brasil"},"content":{"rendered":"
A perspectiva financeira para os consumidores brasileiros de carros el\u00e9tricos<\/a><\/b> n\u00e3o \u00e9 das mais animadoras, visto que o pa\u00eds est\u00e1 preparando o terreno para a retomada das taxas de importa\u00e7\u00e3o nos pr\u00f3ximos anos. Tal informa\u00e7\u00e3o foi ratificada por Uallace Moreira, figura representativa do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento, Ind\u00fastria e Com\u00e9rcio (MDIC).<\/p>\n <\/p>\n Imagem: Ridofranz\/Getty Images\/Canva Pro<\/p>\n Ficou determinado que as isen\u00e7\u00f5es fiscais concedidas desde 2015 ser\u00e3o revogadas de forma gradual, igualando as taxas de importa\u00e7\u00e3o de carros el\u00e9tricos \u00e0s de ve\u00edculos a combust\u00e3o, sendo 35% o patamar a ser alcan\u00e7ado. Os prazos e detalhes para tal implementa\u00e7\u00e3o ainda est\u00e3o sob delibera\u00e7\u00e3o governamental.<\/p>\n A expectativa \u00e9 que, ao longo dos pr\u00f3ximos tr\u00eas anos, a al\u00edquota chegue a 35%, igualando-a \u00e0s de ve\u00edculos movidos a combust\u00edveis f\u00f3sseis<\/a><\/b>. <\/p>\n A medida est\u00e1 sendo discutida internamente pelo governo, que estuda um cronograma de implementa\u00e7\u00e3o. Moreira, ao justificar a iniciativa, mencionou a necessidade de impulsionar a produ\u00e7\u00e3o nacional, argumentando que algumas estrat\u00e9gias, como tornar importa\u00e7\u00f5es mais custosas, foram adotadas globalmente.<\/p>\n Fabricantes estrangeiros, especialmente de origem chinesa, como BYD e GWM, t\u00eam se destacado no mercado nacional com uma forte inclina\u00e7\u00e3o para a eletrifica\u00e7\u00e3o. Empresas como Caoa Chery j\u00e1 estabeleceram sua presen\u00e7a com ofertas h\u00edbridas e el\u00e9tricas, enquanto outras, como a Jac Motors, decidiram focar somente o setor el\u00e9trico.<\/p>\n Em meio a esse cen\u00e1rio, M\u00e1rcio de Lima Leite, l\u00edder da Associa\u00e7\u00e3o Nacional das Fabricantes de Ve\u00edculos Automotores (Anfavea), endossou a ideia de restabelecer a cobran\u00e7a. <\/p>\n Durante uma coletiva recente, ele afirmou que a decis\u00e3o \u00e9 compartilhada por todas as associadas da Anfavea. No entanto, sugeriu que fosse considerado um sistema de cotas para garantir pre\u00e7os competitivos na produ\u00e7\u00e3o nacional.<\/p>\n BYD e GWM deram um passo decisivo adquirindo f\u00e1bricas em solo brasileiro, mais precisamente em Cama\u00e7ari (BA) e Iracem\u00e1polis (SP), visando \u00e0 produ\u00e7\u00e3o futura de ve\u00edculos el\u00e9tricos nacionais. Essas instala\u00e7\u00f5es eram anteriormente ocupadas pela Ford <\/b><\/a>e Mercedes-Benz, respectivamente.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Governo brasileiro prev\u00ea retomada gradual de impostos sobre ve\u00edculos el\u00e9tricos importados para incentivar produ\u00e7\u00e3o local.<\/p>\n","protected":false},"author":36,"featured_media":131071,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":[],"categories":[71],"tags":[3992,568],"yoast_head":"\nInforma\u00e7\u00f5es sobre o aumento de impostos<\/h3>\n