{"id":154300,"date":"2023-06-20T17:03:03","date_gmt":"2023-06-20T20:03:03","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/?p=154300"},"modified":"2023-06-20T17:00:11","modified_gmt":"2023-06-20T20:00:11","slug":"estudo-indica-empresas-brasileiras-negligenciam-a-lgpd-e-abusam-no-whatsapp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/estudo-indica-empresas-brasileiras-negligenciam-a-lgpd-e-abusam-no-whatsapp\/","title":{"rendered":"Estudo indica: empresas brasileiras negligenciam a LGPD e abusam no WhatsApp"},"content":{"rendered":"

Voc\u00ea sabia que existe uma lei no  Brasil  que pro\u00edbe o envio de mensagens de empresas por WhatsApp<\/a>, exceto se houver consentimento expl\u00edcito do indiv\u00edduo? \u00c9 a chamada Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados (LGPD), e o descumprimento da mesma pode causar uma multa de at\u00e9 R$ 50 milh\u00f5es.<\/p>\n

Mesmo com um valor t\u00e3o alto de multa, muitas marcas n\u00e3o cumprem a lei<\/b>.  <\/p>\n

Uma pesquisa feita pela Opinion Box revelou que 78% das pessoas que responderam o  estudo  j\u00e1 receberam mensagens e ofertas de empresas com quem n\u00e3o tinham contato pelo WhatsApp.<\/p>\n

O n\u00famero \u00e9 bem grande quando comparado aos resultados de 2021, quando o volume chegou a 56%. Os resultados mostram que mesmo com a exist\u00eancia da legisla\u00e7\u00e3o e a cobran\u00e7a de multas, as empresas n\u00e3o respeitam a LGPD.<\/p>\n

O que o consumidor pensa sobre ser abordado via WhatsApp<\/h3>\n

Apesar do descumprimento da lei, muitos consumidores deram respostas positivas sobre a abordagem das empresas. O estudo mostrou que 53% das pessoas n\u00e3o se importam em receber propagandas e promo\u00e7\u00f5es espor\u00e1dicas pelo aplicativo<\/a>.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, os entrevistados afirmaram que costumam ler e at\u00e9 mesmo responder os contatos dos comerciantes, mesmo quando n\u00e3o se lembram de ter realizado o cadastro em lojas e estabelecimento.<\/p>\n

Por outro lado, o percentual negativo tamb\u00e9m se mostra bastante expressivo. Em um grupo de dez, pessoas pelo menos tr\u00eas delas ignoram as mensagens recebidas.  <\/p>\n

Al\u00e9m disso, 17% dizem bloquear o contato e outros 56% demonstraram se incomodar quando as mensagens s\u00e3o enviadas por lojas nas quais n\u00e3o fizeram nenhum tipo de cadastro.<\/p>\n

Mas se tantas pessoas se incomodam com essa pr\u00e1tica, por que as empresas continuam a entrar em contato com os consumidores? N\u00e3o existe nenhuma fiscaliza\u00e7\u00e3o ou puni\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 pr\u00e1tica?<\/p>\n

O LGPD<\/a> \u00e9 uma norma relativamente recente que entrou em vigor apenas em agosto de 2020, e desde ent\u00e3o j\u00e1 passou por diversas fases e adapta\u00e7\u00f5es. Por isso, muitas empresas ainda n\u00e3o se adaptaram a nova legisla\u00e7\u00e3o.  <\/p>\n

O que o WhatsApp recomenda<\/h3>\n

O WhatsApp investe em informar os seus usu\u00e1rios sobre a pol\u00edtica de mensagens comerciais. No WhatsApp Business, por exemplo, \u00e9 esclarecido que os estabelecimentos s\u00f3 devem entrar em contato com usu\u00e1rios que tiverem fornecido seus n\u00fameros e concordado em ser contatados pela empresa.<\/p>\n

\u201cComo os dados demonstram, as pessoas querem trocar mensagens com as empresas, e estamos focados em tornar essas experi\u00eancias \u00fateis e dar \u00e0s pessoas o controle de suas conversas<\/a>. Fornecemos ferramentas e a educa\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria para que as empresas tenham conversas de qualidade com seus clientes, ao mesmo tempo em que investimos em sistemas de detec\u00e7\u00e3o e redu\u00e7\u00e3o de mensagens indesejadas\u201d<\/i>, esclarece a plataforma.<\/p><\/blockquote>\n

O WhatsApp<\/a> estabelece tr\u00eas objetivos b\u00e1sicos para proteger o usu\u00e1rio de mensagens indesejadas:<\/p>\n