{"id":111279,"date":"2023-03-08T10:01:14","date_gmt":"2023-03-08T13:01:14","guid":{"rendered":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/?p=111279"},"modified":"2023-03-07T16:41:35","modified_gmt":"2023-03-07T19:41:35","slug":"mulheres-no-universo-dos-games-pesquisa-mostra-crescimento-do-publico-feminino","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/multiversonoticias.com.br\/mulheres-no-universo-dos-games-pesquisa-mostra-crescimento-do-publico-feminino\/","title":{"rendered":"Pesquisa mostra crescimento do p\u00fablico feminino no universo dos games"},"content":{"rendered":"

Como \u00e9 de conhecimento de grande parte das pessoas, 8 de mar\u00e7o<\/strong> \u00e9 o Dia Internacional das Mulheres. A data, de alcance global, certamente gera muitas reflex\u00f5es e an\u00e1lises sobre a viv\u00eancia feminina na sociedade.<\/p>\n

No universo dos games<\/a>, isso n\u00e3o \u00e9 diferente. Com a crescente presen\u00e7a do p\u00fablico feminino nos cen\u00e1rios de jogos, mais informa\u00e7\u00f5es s\u00e3o levantadas sobre a prefer\u00eancia das mulheres em rela\u00e7\u00e3o aos tipos de hobbie<\/em>\u00a0que hoje existem.<\/p>\n

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Imagem: Reprodu\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

Presen\u00e7a do p\u00fablico feminino<\/strong><\/h3>\n

Em 2022, a Pesquisa Game Brasil (PGB), do grupo empresarial Sioux Group<\/strong>, levantou diferentes dados sobre o comportamento dos consumidores da Am\u00e9rica Latina, incluindo as mulheres.<\/p>\n

Para o levantamento de dados, a PGB considerou homens e mulheres de diferentes faixas et\u00e1rias, sendo que 56% da amostra eram mulheres com idade entre 16 e 54 anos.<\/p>\n

As informa\u00e7\u00f5es mostram que 90% dos entrevistados consideram os jogos eletr\u00f4nicos<\/a> como uma das principais formas de entretenimento da sua rotina. Al\u00e9m disso, 68% t\u00eam os games como \u00fanico hobbie<\/em> em suas vidas.<\/p>\n

Al\u00e9m do mais, a pesquisa aponta que mais da metade do p\u00fablico gamer brasileiro (51%) \u00e9 composto por mulheres. Elas tamb\u00e9m s\u00e3o a maioria em plataformas de smartphones, uma vez que 64% preferem jogar via celular.<\/p>\n

Em 2\u00ba lugar est\u00e1 o computador, equipamento no qual 41,1% delas se sentem mais \u00e0 vontade jogando. Por \u00faltimo, est\u00e3o os consoles (ou videogames), com 36,1% delas utilizando-os para jogar.<\/em><\/p>\n

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Imagem: Reprodu\u00e7\u00e3o<\/figcaption><\/figure>\n

E-sports<\/strong><\/h3>\n

Apesar do n\u00famero consider\u00e1vel de mulheres<\/a> no universo dos jogos eletr\u00f4nicos, a presen\u00e7a feminina nos torneios profissionais ainda \u00e9 pequena. Muitas apontam que o machismo ainda afasta e dificulta o aumento desse p\u00fablico.<\/p>\n

Em entrevista ao portal Glamurama<\/em>, do UOL, Nicolle Merhy, CEO da Black Dragons \u2013 organizadora brasileira de e-sports<\/a> \u2013, comentou sobre essa dificuldade.<\/p>\n

Al\u00e9m de muitas vezes ser a \u00fanica mulher entre mais de cinquenta jogadores homens, Merhy diz sentir o reflexo da predomin\u00e2ncia masculina no ramo:<\/p>\n

\u201cN\u00f3s, mulheres, recebemos toxicidade na internet e em qualquer outro \u00e2mbito da sociedade. Sempre somos machucadas, magoadas, ofendidas, assediadas. No virtual, as pessoas n\u00e3o t\u00eam cautela no que dizem, ent\u00e3o falam o que querem.\u201d<\/em><\/p><\/blockquote>\n

Enfim, com esse cen\u00e1rio, muitas mulheres se unem para criar iniciativas que promovam a presen\u00e7a feminina na \u00e1rea profissional<\/a> dos games.<\/em> Comunidades virtuais e o patroc\u00ednio de grandes empresas s\u00e3o destaques no incentivo a esse protagonismo da mulher.<\/p>\n

Um exemplo foi o lan\u00e7amento do projeto “Hero\u00ednas do Game<\/strong>“, pela marca Botic\u00e1rio, em 2022, com o campeonato Ta\u00e7a das Implac\u00e1veis, voltado para as jogadoras.\u00a0<\/em>Veja o v\u00eddeo oficial da campanha:<\/p>\n