Wonder Studio: programa transforma atores em personagens CGI
A novidade promete deixar o trabalho dos artistas muito mais ágil.
Com o avanço das tecnologias, a indústria do cinema tem se beneficiado cada vez mais. Agora, graças à Inteligência Artificial, um novo recurso está prestes a mudar a forma como os filmes são editados e produzidos.
Chamado de Wonder Studio, o programa desenvolvido pela Wonder Dynamics promete substituir facilmente os atores reais e transformá-los em personagens animados, sem a necessidade de investir em enormes orçamentos para aplicar essa tecnologia.
A facilidade de uso do Wonder Studio é impressionante. Com apenas alguns cliques, é possível pausar e selecionar o CGI desejado e aplicá-lo ao personagem. Além disso, é possível editar alguns pontos da filmagem para deixá-la ainda mais perfeita.
Você pode conferir uma incrível demonstração disponibilizada abaixo, na qual vemos o Wonder Studio desenvolvendo suas funções na prática.
Com certeza, o novo recurso poderá facilitar a vida de milhares de cineastas ao redor do mundo, principalmente aqueles que não podem ter acesso a enormes orçamentos para aplicar tal tecnologia.
O grande objetivo por trás da produção
No vídeo, contemplamos a imensa facilidade que é trabalhar com o Wonder Studio. Basta apenas pausar e selecionar o CGI que você quer nas opções, aplicá-la ao personagem desejado e pronto. Há também a possibilidade de editar alguns pontos da filmagem.
Por longos três anos, o Wonder Studio foi desenvolvido, e agora poderá auxiliar no processo de edição. Contudo, Nikola Todorovic, um dos responsáveis pelo projeto, se pronunciou a respeito do seu objetivo com todo esse trabalho. Veja o que ele disse:
“Você não pode substituir artistas por IA, estamos aprimorando e capacitando-os. Isso não interrompe o que estão fazendo; automatiza 80-90% do trabalho objetivo de VFX e deixa o trabalho subjetivo para eles. A beleza da IA é tornar algo tão complicado, simples.”
Como podemos perceber, o principal desejo por trás desse novo programa é facilitar a vida dos artistas de VFX, e dar a eles um tempo extra para focarem em cenas realmente importantes. Além disso, com esse novo recurso, fica mais fácil animar a filmagem ao vivo, sem a necessidade de os atores fazerem mocap.
“Ele detecta automaticamente os atores com base em uma única câmera. Faz movimento da câmera, iluminação, cor, substitui totalmente o ator pelo CGI“, completou Todorovic.