DENÚNCIA: WhatsApp tem ativado microfone de celulares sem autorização?
O usuário identificou o fato e compartilhou no Twitter, chamando atenção de Elon Musk.
Uma das preocupações para quem usa os recursos tecnológicos atuais são as diversas maneiras de vazamento de dados e informações pessoais.
Recentemente, um caso envolvendo um dos aplicativos de mensagens mais populares deixou todos surpreendidos e questionando sobre a segurança do mesmo.
Saiba detalhes sobre o uso indevido do microfone dos celulares pelo WhatsApp.
Atividade insegura do WhatsApp
Quem notou o uso indevido do microfone dos celulares pelo WhatsApp foi Foad Dabiri. Ele é especialista e trabalha com engenharia das redes sociais. Para comprovar o uso inadequado do aplicativo, ele utilizou um serviço do Google.
Uma linha do tempo aponta o funcionamento incomum do recurso de voz do seu celular, que, no caso dele, era o Pixel 7 Pro. De acordo com a linha do tempo, o microfone foi ativado sem nenhum comando de Dabiri no período da madrugada.
No Twitter, ele compartilhou a imagem que identificava os horários e comentou que o WhatsApp estava utilizando o microfone em segundo plano e questionou à empresa o motivo do uso.
A informação compartilhada gerou interesse de outros usuários que prontamente identificaram a mesma atividade nos seus smartphones.
Essa atividade foi identificada em alguns modelos específicos com o sistema de androide 13, como o próprio Pixel, Galaxy S23 e S22 Ultra.
Envolvimento de Elon Musk
O empresário compartilhou a publicação de Dabiri sobre o fato. Após Elon Musk manifestar interesse no caso o WhatsApp, ele compartilhou uma nota explicando o ocorrido. Segundo a nota, a ativação em segundo plano ocorreu devido a um erro no sistema Android, o qual já havia sido ajustado pelo Google.
Aparentemente, houve uma interpretação equivocada do sistema sobre as informações de privacidade. Eles reafirmaram que o aplicativo utiliza o microfone apenas quando o usuário realiza alguma atividade que o necessite, como chamadas, gravações ou mensagens de voz.
Por fim, algumas pessoas pontuaram que, ao reiniciar o celular, conseguiram corrigir o erro do sistema. Além disso, os responsáveis pelo aplicativo destacaram o contato com Dabiri para esclarecimento dos fatos e reforçar que o uso do aplicativo é seguro.