‘Novo malware’ o que é?

Alguns celulares Android foram alvos de um malware (software danoso), responsável por absorver absolutamente tudo o que é feito no dispositivo.

Foi uma intimidação, desenvolvida por cibercriminosos conectados ao governo russo, conforme a descoberta feita pelos especialistas do Lab52.

Ainda não se sabe ao certo a maneira como é propagado, no entanto, após instalado, ele inicia “fingindo” pertencer ao sistema, o qual faz uso de um disfarce nomeado “Process Manager”, com uma engrenagem no ícone.

É solicitado ao usuário o acesso às informações de localização, câmera, microfone, armazenamento, entre outros.

Então, depois disso, o ícone simplesmente não está mais disponível, contudo, constantemente há uma notificação que mostra sua presença.  Mas os dados obtidos serão encaminhados para um servidor sob comando do Turla, grupo que causou o ataque SolarWinds, em meados de 2020.

Configure a permissão dos aplicativos, se parecer algum suspeito, retire.  Aos que possuem Android 12, a ideia é observar os alertas referentes a uso da câmera e microfone, informados através de notificação do próprio sistema.

Outra atitude viável é possuir aplicativos apenas através da Play Store e fazer uma análise de onde veio. Entre no link abaixo e veja a matéria completa.