Confira Cinebiografias Que Foram Criticadas

Conhecemos muitos longas que retratam biografias de figuras públicas ou de pessoas muito ímpares da sociedade.  Esses projetos são transformados em material comercial e usam a história de vida de uma pessoa para criar um enredo que renda lucros.

Que isso acontece todo mundo sabe; no entanto, ainda que muitos desses filmes possuam boas críticas e apoio popular, muitos deles não caminham para a provação das pessoas neles retratadas.

Nesse contexto, algo que é bem comum em biografias, de maneira geral, é que a história retratada seja uma versão do diretor sobre os fatos. Da mesma forma, também há situações levantadas e apresentadas pelo longa que não sejam do agrado do representado.

Pensando nisso, listamos aqui alguns desses casos, nos quais a biografia não agradou à pessoa que serviu de inspiração para a obra.

“Prenda-me se for capaz” A trama retrata a juventude de Frank Abagnale Jr., que, inicialmente, parecia agradado pela produção e que demonstrou gostar de algumas mudanças realizadas. Contudo, o passar do tempo o fez mudar de ideia e atualmente ele afirma que se arrepende de coisas feitas quando era mais novo.

“Nina” A trama se aprofunda em aspectos sombrios de sua vida e teve um trabalho de produção criticado, no qual Saldaña precisou de próteses para o nariz e maquiagem para escurecer a pele, o que gerou decepção e críticas da família da ativista.

“A rede social” Este aqui é certamente um filme muito polêmico, afinal contra toda a  história sobre como o Facebook foi criado e sua popularização.  O longa foi indicado a diversos prêmios, em muitas categorias, trazendo para o centro de tudo o empresário Mark Zuckerberg enquanto ainda era um estudante. Veja outras cinebiografias bastante criticadas no link abaixo.