Você sabia que ESTE episódio de 'Pokémon' quase arruinou a franquia?

A história de Porygon é marcada por um episódio aterrorizante que afetou crianças japonesas e mudou as regras da televisão.

Porygon é um Pokémon de aparência amigável e características comuns a outros monstros da franquia. No entanto, sua trajetória no mundo do anime “Pokémon” é notoriamente sinistra.

O episódio estreou na série de TV no dia 17/12/1997, quando a TV Tokyo apresentou um episódio da primeira temporada de “Pokémon”, intitulado “O Soldado Elétrico Porygon”.

O episódio girou em torno desse Pokémon que, diferentemente de todos os outros da saga, foi criado de forma artificial pelos humanos.

Episódio polêmico quase fez ‘Pokémon’ ser banido

Durante o episódio, Porygon interagiu com os personagens e foi retratado como um “Pokémon” que tinha medo dos humanos.

No entanto, a polêmica surgiu inesperadamente quando o produtor do anime decidiu usar efeitos com cores muito fortes e repetitivas nas cenas de ação de Porygon e Pikachu.

Imagem: TV Tokyo/Reprodução

Os efeitos visuais utilizados no episódio causaram diversos problemas. No Japão, várias crianças que assistiram ao episódio sofreram com dores de cabeça, tonturas, náuseas e até mesmo ataques epilépticos.

Foi registrado que mais de 600 pessoas tiveram de procurar atendimento médico devido a esses sintomas. Os incidentes causaram grande preocupação e levaram a uma análise mais aprofundada dos efeitos nocivos.

Pais e responsáveis, então, preocupados com os problemas de saúde das crianças, pediram ao governo e às autoridades responsáveis pela regulação dos programas televisivos que tomassem medidas.

Como resultado, o anime “Pokémon” foi suspenso por vários meses em 1998.

Confira um trecho do episódio:

O episódio em que Porygon teve papel central foi banido da programação. Além disso, novas regras e regulamentos foram introduzidos para prevenir efeitos visuais que possam prejudicar as crianças.

Na época, não existiam regulamentos específicos para abordar essas questões na televisão, e o incidente “Pokémon” desempenhou um papel fundamental na pressão por uma regulamentação mais rigorosa.

Desde então, a série “Pokémon” retornou à televisão com medidas mais rígidas para evitar que algo assim aconteça novamente.

Surpreendentemente, Porygon, que foi a estrela principal daquele polêmico episódio, foi relacionado à polêmica. Na verdade, a verdadeira causa do incidente foi Pikachu, o adorável protagonista da série.

Ele soltou um raio durante uma batalha e desencadeou esse efeito negativo nas crianças do Japão.

você pode gostar também