Você sabe qual idade marca o início da velhice? Pesquisadores respondem
Diferentemente do que muitos pensam, a velhice não surge apenas com os cabelos brancos ou outros estereótipos: em vez disso, ela chega mais cedo do que você imagina!
Por vários lugares há placas de preferência para gestantes e idosos, mas você já parou para se questionar com quantos anos uma pessoa é considerada apta o suficiente para ser considerada velha?
De acordo com a legislação brasileira, uma pessoa idosa deve ter 60 aos ou mais.
Entretanto, pesquisadores da Universidade Stanford resolveram investigar, de acordo com a ciência, com qual idade uma pessoa pode ser considerada velha.
Embora seja comum acharmos que a velhice começa a se manifestar em pessoas que têm cabelos grisalhos, muita experiência de vida e que andam com uma bengala, esse é apenas um estereótipo.
A verdade é que, de acordo com a ciência, uma pessoa começa a ser considerada velha a partir dos 34 anos — sim, pasmem!
Sendo assim, 34 anos é a idade em que a velhice chega, enquanto o ápice dela é aos 78 anos.
Como os pesquisadores chegaram a essa conclusão?
Começamos a envelhecer mais cedo do que imaginamos – Imagem: Freepik/Reprodução
Diferentemente do convencional, os pesquisadores não fizeram uso da idade cronológica das pessoas que participaram dessa pesquisa; eles foram mais a fundo para identificar o início do processo da velhice no ser humano em geral.
Para isso, os pesquisadores obtiveram os níveis de proteínas encontrados no plasma, que é a parte do sangue que não possui células. Ao todo, participaram da pesquisa mais de 4 mil pessoas, e suas idades variavam de 18 a 95 anos.
Ao total, cerca de 3 mil proteínas foram medidas nos participantes. Desse número, 373 foram identificadas com alguma relação com o processo de velhice.
A resposta obtida nessa busca, por sua vez, mostrou que a diminuição dessas proteínas começa muito antes do que imaginávamos.
Como dissemos, nosso organismo começa a passar pelo processo de envelhecimento aos 34 anos, o qual continua até os 60, a partir de quando damos início ao auge da meia-idade.
Ao chegarmos aos 78 anos, cientificamente, somos considerados idosos.
Isso porque as proteínas vão diminuindo seus níveis no plasma até não existirem mais, e a responsabilidade dessas quedas deve-se à incapacidade do DNA de se regenerar.